Estudo: João nada falou sobre a Transfiguração?

Vista do Monte Tabor, localizado na baixa- Galiléia em Israel, apesar dos textos não identificarem o local exato da montanha 
onde ocorreu a Transfiguração, muitos acreditam que esse
seja o local, a atribuição mais antiga data do século 3, de Orígenes.
Crédito Imagem: vad_levin


Algumas pessoas alegam que João não falou nada sobre a Transfiguração de Jesus, descrita em Mateus 17, ou seja, que ele não narrou tampouco fez qualquer referência sobre o episodio. 

Isso procede?

João não narra o episódio, porém o confirma com uma referência direta sobre o ocorrido, vejamos:


Significado da Transfiguração = Jesus em Glória.

No capítulo primeiro de João, versículo 14, ele diz:

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade João 1:14

Questionamentos:

A-) Quem viu Jesus em glória?
Re: Pedro, Tiago e João, justamente no evento da Transfiguração, por isso quando João diz "vimos a sua glória" essa é uma clara referencia à transfiguração.

B-) "E vimos a sua glória" não poderia ser uma referência à Encarnação, manifestação de milagres ou consolo aos feridos?
Re: Não, pois se fosse isso, Moisés não pediria a Deus para ver a sua Glória, pois Deus já tinha feito vários milagres, como abrir o mar para os hebreus passarem.

A Glória, ali no monte, é ver Jesus como Majestade. Nos Evangelhos, isso só ocorre nesse momento da Transfiguração, apenas três pessoas viram
.

Jesus encarnado não estava sendo visto em glória, visto que, visualmente, ele era um homem normal, do povo, sem nenhum destaque entre os demais, sua glória era manifestada de forma indireta através dos milagres (Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele João 2:1), portanto não há como associar Jesus sendo visto em glória de João 1:14 com outra passagem que não seja da Transfiguração.

Pedro

Pedro também menciona claramente o evento da transfiguração:

Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.

Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.

E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo;

2 Pedro 1:16-18


Comparação Transfiguração Pedro x Mateus:


"E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o"

Mateus 17:5


"Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido." 

2 Pedro 1:17


Questionamentos:


Pedro não está falando da transfiguração, mas sim do batismo?

"Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido." 2 Pedro 1:17

"Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi. E estando ele a orar, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido."
Lucas 3: 21-22


Re: Pedro está falando da transfiguração, pois ao contrario da passagem do batismo em Lucas, Pedro cita a glória de Jesus, que só ocorre evidentemente na transfiguração:


Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido. 

2 Pedro 1:17 (cita a glória)


"Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi. E estando ele a orar, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido." 

Lucas 3:2 1-22 (não cita glória)


Repare as diferenças da passagem, é no monte da transfiguração que se vê jesus em Glória, na passagem de Lucas que fala do batismo não é mencionada a glória de Jesus.

Voz no monte, dizendo "Este é o meu filho". Onde isso ocorre nos evangelhos? Na transfiguração.



Conclusão: 

Na Bíblia, tanto João quanto Pedro fazem referência à transfiguração de Jesus.