A fraude de Joseph Smith (livro dos Mórmons)

Crédito imagem: Wikimedia

Analisando o testemunho do livro dos Mórmons.

Introdução

Para que sua invenção religiosa fosse aceita, Joseph Smith sabia que precisava atestar e garantir que a sua mensagem era realmente uma informação divina (proveniente de Deus).

E como se faz isso racionalmente? Com algum evento sobrenatural!
 
Afinal, esse é o método usado por Deus, descrito na Revelação antiga. Foi assim com Moisés, que teve que ter sua mensagem atestada com sinal sobrenatural para que os hebreus não o deixasse falando sozinho.

 Veja abaixo a preocupação de Moisés no diálogo com Deus, ao dizer que os hebreus não acreditariam nele:


Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu.
Êxodo 4:1

 Moisés deu vários sinais objetivos que estava com Deus: ocorreram eventos sobrenaturais quando ele esteve no Egito para resgatar os hebreus, na fuga propriamente dita e durante a permanência deles no deserto. 

Mais tarde ao entregar detalhes da Criação de Deus (Gênesis) e da vida de Abraão Isaque e Jacó, com direito a todos os eventos sobrenaturais contidos nessas histórias (que os céticos fazem pouco caso), os hebreus sabiam que era uma Revelação dada por Deus a Moisés, pois já haviam visto os grandes sinais que Moisés fizera, foram testemunhas! 

A lembrança desses milagres é alertada  a todo o momento nos documentos de Êxodos ao Deuteronômio.

Portanto, os milagres de Deus feitos através de Moisés são a autenticação da informação divina entregue a Moisés.


E o que as testemunhas dos Mórmons viram?

O texto original:


Depoimento das Três testemunhas do Livro de Mórmon
"Saibam todas as nações, tribos, línguas e povos a quem esta obra chegar, que nós, pela graça de Deus, o Pai, e de nosso Senhor Jesus Cristo, vimos as placas que contêm este registro, que é um registro do povo de Néfi e também dos lamanitas, seus irmãos, e também do povo de Jarede, que veio da torre da qual se tem falado. E sabemos também que foram traduzidas pelo dom e poder de Deus, porque assim nos foi declarado por sua voz; sabemos, portanto, com certeza, que a obra é verdadeira. 

E também testificamos que vimos as gravações feitas nas placas; e que elas nos foram mostradas pelo poder de Deus e não do homem. E declaramos solenemente que um anjo de Deus desceu dos céus, trouxe-as e colocou-as diante de nossos olhos, de maneira que vimos as placas e as gravações nelas feitas e sabemos que é pela graça de Deus, o Pai, e de nosso Senhor Jesus Cristo que vimos e testificamos que estas coisas são verdadeiras. 


E isto é maravilhoso aos nossos olhos. E a voz do Senhor ordenou-nos que prestássemos testemunho disto; portanto, para obedecer aos mandamentos de Deus, prestamos testemunho destas coisas. E sabemos que, se formos fiéis a Cristo, livraremos nossas vestes do sangue de todos os homens e seremos declarados sem mancha diante do tribunal de Cristo e habitaremos eternamente com ele nos céus. E honra seja ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, que são um Deus. Amém"


http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%AAs_testemunhas_do_Livro_de_M%C3%B3rmon


Comentando o testemunho:


Saibam todas as nações, tribos, línguas e povos a quem esta obra chegar, que nós, pela graça de Deus, o Pai, e de nosso Senhor Jesus Cristo, vimos as placas que contem este registro, que e ́ um registro do povo de Néfi e também dos lamanitas, seus irmãos, e também do povo de Jerede, que veio da torre da qual se tem falado

Re: Ver uma placa não é um evento sobrenatural, é algo subjetivo, ainda mais de relance como se percebe ao ler outras partes, então  o ocorrido é irrelevante, não prova nada.

E sabemos também que foram traduzidas pelo dom e poder de Deus, porque assim nos foi declarado por sua voz; sabemos, portanto, com certeza, que a obra e ́ verdadeira. E também testificamos que vimos as gravações feitas nas placas; e que elas nos foram mostradas pelo poder de Deus e não do homem. 

Re: Como sabem que foi pelo poder de Deus? Tem que existir uma descrição com sinais objetivos que mostre exatamente o que viram, assim como muitos dos relatos bíblicos.

E declaramos solenemente que um anjo de Deus desceu dos céus.

Re: Desceu como? Diante dos olhos deles, ou é apenas uma suposição? Que evento sobrenatural foi relatado? Por exemplo, Jesus quando esteve com Tomé, atravessou as portas fechadas.

E como sabem que era um anjo, se os anjos na Bíblia apareciam também como varões, como no caso de Abrão e Ló, que não sabiam que os varões eram anjos, até que os mesmos se revelassem a eles.

Trouxe-as e colocou-as diante de nossos olhos, de maneira que vimos as placas e as gravações nelas feitas e sabemos que e ́pela graça de Deus, o Pai, e de nosso Senhor Jesus Cristo que vimos e testificamos que estas coisas são verdadeiras.

Re: O fato deles falarem toda hora numa placa não prova nada. 


Bíblia X Livro dos Mórmons - Debate

Como se sabe que a Bíblia foi inspirada pelo poder de Deus??


Re: Pelos testemunhos, é assim que os judeus na época de Jesus criam em Deus,  pelo depoimento de seus antepassados, é assim que inclusive Tomé acreditava em Deus. 

Deus não criou o cérebro e nem toda essa capacidade cognitiva dos seres humanos  à toa, os humanos são capazes de preservar o passado e transmiti-lo pelas gerações, se não fossem capazes disso não haveria desenvolvimento, pois não sabemos das coisas de uma hora para outra, há uma continuidade, os antigos criaram as bases para tudo que sabemos hoje, em todos os campos do conhecimento. E dentro de cada cultura, incluindo as crenças, é possível delimitar o que é lenda ou fato histórico, analisando os registros e observando o que as pessoas  viram, de fato.

O evento sobrenatural dos Mórmons relatado é a própria aparição!

Re: Eu posso falar que um anjo desceu do céu simplesmente acreditando que ele tenha descido, mas não existe nada no relato mórmon que prove que houve um fato sobrenatural, qual foi evento sobrenatural envolvido? É necessária uma descrição do ocorrido e a indicação que as testemunhas tenham visto tal ocorrido, o que eles viram exatamente? 

Afinal, supondo eu que seja um anjo, eu posso declarar que ele desceu do céu, mas como eu sei disso? O evento que levou a ter essa convicção tinha que ter sido relatado.


Como Moisés sabia que era um anjo na sarça ardente? Como Balaão sabia que era um anjo? Como você sabe que Moisés sabia?

Re: Moisés presenciou o evento sobrenatural da sarça ardente, mas não pôde usar isso como prova para os hebreus (Exodo 4:1) pois foi só ele que viu, ou seja, não tinha testemunha, portanto Deus deu poderes a Moisés para atestar aos hebreus que ele realmente estava com a mensagem divina. 

Da mesma forma, Moisés atestou com os sinais que tinha feito diante dos hebreus, toda a informação que Deus lhe passou sobre a criação e os detalhes dos antepassados (Abraão, Isaque e Jacó), incluindo os eventos sobrenaturais contidos nessas histórias. 

Tudo que se pergunta em relação aos mórmons pode ser perguntado em relação a bíblia!

Re: Não, numa análise atenciosa, percebemos que o relato mórmon é um embuste de Joseph Smith, ou seja, não há descrição clara dos eventos sobrenaturais que atestariam sua mensagem como Divina, quem crê na conversa subjetiva de Joseph Smith está apenas fazendo uso de fé cega.