Levítico: Deus "acha" as meninas mais impuras?

Crédito imagem: Wikimedia Commons


"Disse mais o Senhor a Moisés:

Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias; assim como nos dias da impureza da sua enfermidade, será imunda.
E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio.
Depois permanecerá ela trinta e três dias no sangue da sua purificação; em nenhuma coisa sagrada tocará, nem entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação.


Masse tiver uma menina, então será imunda duas semanas, como na sua impureza; depois permanecerá sessenta e seis dias no sangue da sua purificação.
E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação, seja por filho ou por filha, trará um cordeiro de um ano para holocausto, e um pombinho ou uma rola para oferta pelo pecado, à porta da tenda da revelação, o ao sacerdote,
o qual o oferecerá perante o Senhor, e fará, expiação por ela; então ela será limpa do fluxo do seu sangue. Esta é a lei da que der à luz menino ou menina.
Mas, se as suas posses não bastarem para um cordeiro, então tomará duas rolas, ou dois pombinhos: um para o holocausto e outro para a oferta pelo pecado; assim o sacerdote fará expiação por ela, e ela será limpa."

(Levítico 12:1-8)


O maior período da impureza cerimonial no nascimento de uma filha  que também tem a função de dar recuperação a mulher, não deve ser entendido como uma pena, ou que o homem é superior a mulher, como alguns céticos acusam, pois há várias explicações no decorrer da bíblia refutando isso.

o tempo de impureza é para a responsabilidade simbólica de trazer outros pecadores para o mundo(todos nascemos mortos espiritualmente). Ao dar à luz há uma mulher, uma mãe traz um pecador no mundo, que trará ainda outros pecadores para o mundo.

Lembrando que após Jesus, esse estágio de ordenanças do período Moisaico para Israel já acabou.

"Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz." Efésios 2:15


IMPRIMIR ARTIGO

Print Friendly and PDF