Contradições Numéricas em Esdras 2 e Neemias 7 ?

Cilindro de Ciro. 
Documento contemporâneo de Ciro, rei persa, citado em 
Esdras e outros documentos bíblicos.
Crédito imagem:  British Museum.


Esdras e Neemias relatando O MESMO Episódio?

Esdras 2:63-70
“O governador proibiu-os de comer das coisas sagradas, até que conseguissem encontrar um sacerdote qualificado para consultar Deus pelo Urim e o Tumim. O total do povo reunido era de 43.360 pessoas, sem contar seus escravos e escravas [...] Vários chefes de família, chegando ao templo do Senhor, fizeram ofertas voluntárias para a casa de Deus, a fim de que a mesma fosse restaurada. Contribuíram para os tesouros da obra, cada um segundo suas posses, com 61.000 dáricos de ouro, 5.000 minas de prata e 100 vestes sacerdotais. Os sacerdotes, os levitas, as pessoas do povo, os cantores, os porteiros e os natineus estabeleceram-se em suas respectivas cidades. Assim todos os israelitas habitaram cada um em sua localidade

Neemias 7:65-73
“O governador proibiu-lhes comer das coisas sagradas, até que se pudesse encontrar um sacerdote qualificado para consultar Deus pelo Urim e Tumim. Toda a assembléia perfazia um total de 42.360 pessoas, sem contar seus escravos e escravas [...] Muitos chefes de família doaram ao tesouro vinte mil dáricos de ouro e duas mil e duzentas minas de prata. Enfim, o resto do povo doou vinte mil dáricos de ouro, duas mil minas de prata e sessenta e sete túnicas sacerdotais. Foi assim que os sacerdotes e levitas, os cantores, os porteiros, as pessoas do povo, os natineus e todos os israelitas estabeleceram-se em suas respectivas cidades. Assim, quando chegou o sétimo mês, os israelitas estavam instalados em suas cidades e casas.

Diante das diferenças, perguntas com bases bíblicas:

1. Qual era o total do povo reunido, sem contar escravos e escravas? 
2. Quantos dáricos de ouro foram doados? 
3. Quantas minas de prata foram doadas? 
4. Quantas vestes sacerdotais foram doadas?

Resposta: 

A resposta a essas perguntas estão provavelmente no registro mais atualizado, e na bíblia temos o de Neemias.
Enquanto o registo de Esdras foi composto antes da migração para Jerusalém na Babilônia (em torno de 457 A.C), o registro de Neemias foi elaborado anos mais tarde, após a viagem para a Judéia e reconstrução (aprox. 445 A.C). 
Uma explicação para as diferenças, é que ambas as listas foram tomadas a partir de uma lista de trabalho que foi modificada e atualizada ao longo dos anos.

Provavelmente,  com pessoas que  desistiram da viagem, morreram, ou mais parentes decidindo ir junto. Alguns podem ter inicialmente pretendido ir, mas mudaram de ideia, outros podem ter mais tarde se juntado à "lista de trabalho", portanto, é possível que as diferenças numéricas  tenham sido naturalmente adaptadas para dar ao líder uma compreensão exata dos diversos grupos.



Conclusão:



Não há erro do copista.

Importante: levando em conta as premissas dos sinais feitos por Jesus, sendo o maior deles a Ressurreição,devemos sempre colocar em dúvida  a interpretação que é feita dos documentos, e não o documento em si, pois se colocarmos em dúvida os doumentos não estaremos dispostos a pesquisar para sanar tais supostas contradições. Esse é um dos principais erros dos céticos: eles assumem logo de cara que há erros na Bíblia e seguem sempre duvidando do que está escrito ali.