Contradição: Jefté sacrificou a filha?

Restos de torre de vigilância amonita preservada na Rujm Al-Malfoufem Amã
Imagem crédito: Commons


Jefté sacrificou(matou) a filha em holocausto?

E Jefté fez um voto ao Senhor, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão,
Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me vier ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do Senhor, e o oferecerei em holocausto.

Juízes 11:30-31


Jefté era servo de Deus, homem valoroso, segundo a própria Escritura, inclusive ele é relembrado no Novo Testamento. Portanto ele jamais cogitaria matar a filha, pois conhecia a lei e sabia que Deus não aceitaria tal sacrifício humano, que o mesmo Deus que condenou essa prática em nações vizinhas, não se contradiz, então, quando ele fala em holocausto no molde mosaico é fácil inferir que ele tinha em mente um animal, mas jamais um ser humano.

Disse mais a seu pai: Concede-me isto: Deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras.
Juízes 11:37

Veja o versículo acima, alguém que seria morta, queimada e viraria fumaça, iria chorar por virgindade? 


Conclusão:


Então, como queimá-la sempre esteve fora de cogitação(Deus rejeita isso), quando a garota saiu de sua casa, Jefté ofereceu a virgindade de sua única filha em uma espécie de sacrifício vivo, o que por si só já era algo muito forte naquela sociedade, onde as meninas casavam e tinham família cedo, ainda mais sendo a única filha dele, ele não tinha filho.

Abaixo, a condenação muito clara sobre o sacrifícios humanos: 

"Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.

Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;

Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti."