A Incredulidade e a Morte

Crédito Imagem: Ilustrador Jack Davis


Uma pesquisa (veja abaixo) curiosa diz que ateus, que outrora podem negar a existência de Deus com veemência, em certas condições, isso se arrefece.



A pesquisa deduz que a a culpa dessa reação está no inconsciente.

O que a princípio a pesquisa mostra é que o ateu quando pensa na morte deixa a arrogância de lado (afinal ele não pode garantir a inexistência de Deus), ou seja, na hora que a coisa aperta a atitude é outra, as certezas do ateu diminuem. Na pesquisa usaram um modelo em que o ateu teve que confirmar a inexistência de Deus.

Geralmente, o ser humano quando está bem não pensa muito na imprevisibilidade do amanhã e acha que está no controle.

A Bíblia reconhece esse comportamento humano, tanto é que o próprio Jesus diz: " Vinde a mim todos os aflitos.."

___________________________

"Pensar na morte aumenta fé de ateus, diz estudo" (Veja)


"Pensar na morte pode mexer com as certezas de crentes e ateus, afirma estudo realizado pelo departamento de psicologia da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, que será publicado na próxima edição do Journal of Experimental Social Psychology. 


Segundo a pesquisa, quando ateus pensam na própria morte, a fé em Deus aumenta em nível inconsciente, mas diminui em nível consciente. Já para religiosos, pensar na morte aumentou a fé tanto consciente ou inconscientemente. 

No estudo, 265 estudantes universitários, religiosos e ateus, foram separados em dois grupos: um escreveria sobre a própria morte e outro sobre o que viam na TV.

Pessoas religiosas que escreveram sobre a própria morte mostraram maior fé em suas crenças que os religiosos que escreveram sobre TV. Entre os ateus, o efeito foi o contrário: o 'grupo da morte' mostrou ainda mais ceticismo que o 'grupo da TV'.

O quadro mudou, no entanto, quando os pesquisadores analisaram as crenças inconscientes. Enquanto os religiosos mostraram ainda mais certeza de sua fé, os ateus demonstraram ter menos confiança em sua descrença.

Para sondar a 'fé inconsciente', os pesquisadores mediram a velocidade com que os participantes apertavam um botão para admitir ou negar a existência de Deus. Depois de escrever sobre a própria morte, os religiosos apertaram mais rápido o botão que confirmava a existência de Deus e os ateus passaram a demorar mais para apertar o botão que a negava.

"O medo da morte é uma experiência quase universal e as crenças religiosas parecem ajudar a lidar com essa ansiedade", disse o professor Jamin Halberstadt, coautor do estudo. "Como agora sabemos, essas crenças agem tanto em nível consciente como inconsciente, permitindo que mesmo autoproclamados ateus façam proveito delas."