O que a Bíblia diz: namoro ou casamento entre cristão e pessoa não convertida?

Crédito:  uominietrasporti.it/


Bíblia

O Apóstolo Paulo deixa claro em I Corintios, no qual comenta sobre uma das possibilidades de novo casamento, que o casamento do cristão deve ser com alguém da mesma fé:

"A mulher está ligada ao seu marido enquanto ele viver. Porém, se o seu marido morrer, ela estará livre para se casar com quem desejar, contanto que seja no Senhor" 1 Coríntios 7:39


Significado de Contanto:

 Advérbio Sob determinada conjuntura; cuja realização está dependente de determinados acontecimentos, condições específicas.


"Seja no Senhor..."(Comentários de autores)

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 7:39 . Somente no Senhor  “Apenas permita que ela cuide de se casar no Senhor; e que, mantendo um senso da importância de sua obrigação cristã, ela não escolhe um parceiro para a vida de uma religião diferente da sua”. Veja Doddridge.

Comentário de John Wesley

A esposa está sujeita à lei enquanto o marido viver; mas se seu marido estiver morto, ela terá a liberdade de se casar com quem quiser; somente no senhor.

Somente no Senhor – isto é, somente se os cristãos se casarem com os cristãos: uma direção permanente e uma da maior importância.

https://versiculoscomentados.com.br/index.php/estudo-de-1-corintios-7-39-comentado-e-explicado/

Paixão...

Se uma pessoa de outra visão religiosa ou filosófica estiver apaixonado(a) por você, ela pode até aceitar todas as suas regras e princípios no começo, inclusive até se converter publicamente e frequentar reuniões entre cristãos, o problema é que a fase desse forte sentimento tende a diminuir com o tempo e todos os princípios que ele ou ela assumiram para ficar com você podem desmoronar, aí surgem os problemas para o cristão, que sabe que o casamento não é um exercício de tentativa e erro como ocorre no mundo secular, inclusive sob risco de implicações para a Salvação. Há vários alertas na Bíblia sobre a seriedade de uma relação como essa perante Deus.

Se dentro da sabedoria bíblica já há alertas para que o cristão não procure alguém de fora de sua fé para evitar problemas futuros, fica inócua a tentativa de querer mudar a pessoa via oração.


Orientação

A Bíblia orienta uma união de igualdade na fé para que haja um suporte para a edificação espiritual mútua entre o casal, nessa condição, as duas pessoas sabem que o casamento tem que dar certo e terão bases espirituais para que isso ocorra, este não é o caso quando há união desigual na fé, portanto, o melhor a se fazer é ter comunhão com Deus e escolher alguém dentro da lógica dos ensinamentos bíblicos. 

Agora, claro que mesmo encontrando um possível par cristão, isso não significa que deva haver omissão na análise de caráter do pretendente durante o namoro.


Conclusão:

Assim, se queres arriscar na desigualdade espiritual, saiba que mesmo aparentando que está tudo dando bem no início, as chances de ocorrer uma relação conflituosa,sem companheirismo ou mesmo finalizada no futuro, são muito altas, podendo, inclusive, causar a impossibilidade de contrair novo matrimônio(Mateus 19:9).



Referências Cruzadas:


Gênesis 6:2 – os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas e escolheram para si aquelas que lhes agradaram.

Deuteronômio 7:3 – Não se casem com pessoas de lá. Não dêem suas filhas aos filhos delas, nem tomem as filhas delas para os seus filhos,

Malaquias 2:11 – Judá tem sido infiel. Uma coisa repugnante foi cometida em Israel e em Jerusalém; Judá desonrou o santuário que o Senhor ama; homens casaram-se com mulheres que adoram deuses estrangeiros.

1 Coríntios 7:10 Aos casados dou este mandamento, não eu, mas o Senhor: que a esposa não se separe do seu marido.

2 Coríntios 6:14 – Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?