"Por que Deus não interfere mais no Mundo?"

Crédito imagem: Hani Design



Post baseado em "perguntas" e "respostas".



Questionamento:


"Onde está Deus? Onde está a consciência de sua presença, o Senhor Supremo que tudo vê e que exercita infalível justiça premiando os bons e punindo/corrigindo os maus?

Resposta:

Deus está presente primariamente de duas formas, segundo o Novo Testamento: 

Em Cristo (O Mediador): Jesus Cristo, o Verbo que se fez carne (João 1:14), é a perfeita revelação de Deus. Sua ascensão garante que a ponte entre Deus e a humanidade está construída (1 Timóteo 2:5). 

Pelo Espírito Santo (O Consolador): A consciência da presença de Deus é mediada pelo Espírito Santo (Parácleto), que habita no crente e o guia em toda a verdade (João 14:16-17; Romanos 8:9). 

Deus não está restrito a um lugar, mas habita na comunidade de fé (a Igreja espiritual). 

O Exercício da Justiça (A Retribuição Infalível): 

Justiça Futura: A retribuição infalível (prêmio aos justificados em Cristo e punição aos maus) é universalmente realocada para o Juízo Final (Escatológico). O Novo Testamento afirma que "está ordenado aos homens que morram uma só vez, vindo depois disso o juízo" (Hebreus 9:27). Esta é a garantia de que a justiça perfeita virá, mesmo que não seja imediata. 

Justiça Presente: Deus exerce Sua justiça no presente através da disciplina paterna (para correção de Seus filhos, Hebreus 12:6) e permitindo que os ímpios colham as consequências naturais e espirituais de seus atos (Romanos 1:24, 26, 28).


O Deus que pune o homem mau já não o faz pelo livre arbítrio humano? Antes fazia, já não o faz. Por quê?



A Mudança do Pacto: A diferença não está em Deus ser o mesmo (o que Ele é), mas no pacto sob o qual Ele opera. O Antigo Testamento era a Lei (um pacto de obras e justiça imediata para uma nação específica). O Novo Testamento é a Graça (um pacto de fé, paciência e salvação para o mundo inteiro).

A Longanimidade de Deus:
A razão pela qual Deus "já não o faz" (no sentido de punição imediata e universal como no Antigo Testamento) é Sua longanimidade e misericórdia. O Novo Testamento declara que Deus "não retarda a sua promessa... mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se" (2 Pedro 3:9).

O Livre Arbítrio e o Tempo da Graça:
A não-punição imediata do ímpio é, na verdade, um espaço de tempo estendido para que o livre arbítrio humano tenha sua máxima oportunidade de escolher o arrependimento e a fé em Cristo (Romanos 2:4). A punição adiada não anula a justiça; ela magnifica a graça.


Tinha ação presente para punir e corrigir os caminhos da humanidade, e a liberdade humana não parecia ser um problema. E como dizer que ainda tem ação presente fazendo algo milagroso, mas deixando tantos outros por fazer em nome do livre arbítrio?"


A Diferença na Ação (Antigo Testamento vs. Novo Testamento): A ação presente no Antigo Testamento era frequentemente coercitiva (punir Israel para correção imediata). A ação presente no Novo Testamento é salvífica e testemunhal. A "liberdade humana" não era anulada no Antigo Testamento, mas suas consequências eram imediatamente visíveis, tornando a vida sob a Lei difícil e provisória (Gálatas 3:23-25).

Ação Milagrosa (Sinais do Reino):
Os milagres no Novo Testamento (curas, exorcismos) são a ação presente de Deus no mundo, mas não para corrigir todos os males causados pelo homem. Eles são sinais que apontam para o poder e a bondade do Reino de Deus que já chegou (Mateus 11:4-5), dando esperança.


O Livre Arbítrio e a Retenção:


Deixar "tantos outros por fazer" é o ponto-chave do livre arbítrio. Se Deus interviesse milagrosamente para impedir todas as consequências da má escolha humana (guerra, fome causada por ganância, doenças por imprudência), Ele estaria anulando a responsabilidade e a necessidade de a humanidade crescer em sabedoria e moralidade.

Deus age soberanamente onde quer (milagres) para demonstrar Seu poder, mas Se contém voluntariamente de anular a lei de causa e efeito moral, permitindo que a humanidade experimente a realidade de um mundo que rejeitou Seu governo pleno.


Aflições.


"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". João 16:33
                                   
Crédito imagem:Shakil Adil/AP
A fome, por exemplo, é culpa do egoismo humano no mundo: nós que habitamos nele. Nesse mundo tereis aflições disse Jesus (consequência da própria atitude humana).


"É culpa da humanidade, mas isso não significa que Deus não possa ajudar, afinal, que culpa tem alguém que nasceu miserável no Haiti?"

Nenhuma culpa, algumas pessoas geralmente acham Deus injusto por isso, mas muitas consequências são herdadas: É o efeito da própria ação coletiva humana anterior vindo à tona!



Os custos de um mundo violento...
(Sem incluir manutenção, custo de pessoal, custos de navio etc)


Por que várias regiões no mundo (incluindo Brasil) ainda sofrem de fome e miséria?

Por causa da ganância, intolerância, descompaixão e outros comportamentos humanos. 


Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?

1 João 3:17
___________________

"Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.

Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?

E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,

E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?

Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma."
Tiago 2:12-17
____________________________

Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor.

Gálatas 5:6
____________________
________

"E eis que diante de mim se apresentou um homem com vestes resplandecentes, e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus."Atos 10:31

____________________________

Parábola do Bom Samaritano: Lucas 10:27 -37





Conclusão:


Tudo é desobedecido, então, a aflição no mundo só vai acabar mesmo quando Deus resgatar um povo para si, conforme diz os escritos de profetas e apóstolos.Nessa época não haverá nada paliativo, nada de dissimulação,  nada de políticos se dizendo do bem ou bancadas religiosas afirmando falsamente que se orientam por princípios divinos, nesse dia, finalmente, será o bem verdadeiro governando sob Jesus, todos os efeitos do mal serão eliminados.