Fazer tratamento médico ou orar a Deus, existe essa dicotomia?

Crédito imagem: Bar-Ilan University


Em situações mais sérias de saúde quando o tratamento ou a intervenção médica pode acarretar em mais problemas, ou até em risco de morte, essa dúvida pode surgir na cabeça de quem é cristão: orar a Deus para ser curado ou fazer o tratamento médico com exposição a riscos?

Algumas pessoas, por crerem em Deus, acabam confundindo as coisas e negligenciam a medicina, podendo até piorar a situação, como se a fé em Deus eliminasse o tratamento médico. É claro que Deus pode sim curar sem tratamento, se esta for a sua vontade, mas devemos sempre analisar a possibilidade de um tratamento médico.

Como pacientes, devemos sempre checar e pesar os riscos tanto da intervenção como da não intervenção da medicina em nossos corpos para ver se vale a pena arriscar um tratamento, mas a ideia de ciência e fé sendo auto-excludentes é um erro.

Temos que ter uma coisa em mente, quem deu a possibilidade do conhecimento ao ser humano, e obviamente aos médicos, foi o próprio Deus, o cérebro humano que possibilita todo esse aprendizado é criação de Deus, o desenvolvimento dessa capacidade, através dos estudos cabe ao homem, mas ele usa o que  Deus lhe deu, veja que a intenção de Deus ao criar os homens, diferente de qualquer outro animal, foi também para  que nos desenvolvêssemos:

*Um Encargo Científico em Gênesis.

Em Gênesis 1:28, nós lemos que Deus ordenou à Adão e Eva : “ Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra." 

Este mandamento foi dado antes da entrada do pecado no mundo, mas se estendeu ao período após o pecado ter contaminado a humanidade e a natureza e é válido até os dias atuais. 

Isso pode ser chamado de “Encargo Científico”. O termo “ciência” possui várias definições, mas atualmente, esse termo está restrito à algo experimental, que pode ser repetido, predito e, também, falseado. Tudo isso pode ser aplicado a “sujeitar a terra”. A ciência permite  fazer uso da riqueza  que Deus colocou na terra e no espaço, para nosso benefício, manipulando seus elementos. Um manuseio adequado da ciência não é contrário às Escrituras, portanto não há uma rivalidade entre Ciência (ou seja, conhecimento e desenvolvimento) e Deus, como alguns gostam de colocar. 

O desenvolvimento humano estava dentro dos propósitos de Deus quando deu ao homem a incrível capacidade de aprendizado.

Conclusão:  

Buscar tratamento médico para algum problema não é sinônimo de falta de fé, o conhecimento humano é mandamento de Deus, o cristão deve ponderar a situação, claro, estando em oração. 


Nenhum homem pode se vangloriar ou ser vangloriado de seus feitos médicos, ele está apenas usando a capacidade que foi dada por Deus, toda Glória pertence ao Criador, o homem admitindo ou não.

Portanto, a decisão de fazer ou não fazer um tratamento é algo pessoal, que vai levar em conta uma série de variáveis, já a oração faz parte da essência do cristão, estando em tratamento ou sem tratamento.