Levítico:As Meninas são mais Impuras?

Crédito imagem: Wikimedia Commons


"Disse mais o Senhor a Moisés:




"Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias; assim como nos dias da impureza da sua enfermidade, será imunda.

E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio.
Depois permanecerá ela trinta e três dias no sangue da sua purificação; em nenhuma coisa sagrada tocará, nem entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação.


Mas, se tiver uma menina, então será imunda duas semanas, como na sua impureza; depois permanecerá sessenta e seis dias no sangue da sua purificação.

E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação, seja por filho ou por filha, trará um cordeiro de um ano para holocausto, e um pombinho ou uma rola para oferta pelo pecado, à porta da tenda da revelação, o ao sacerdote,
o qual o oferecerá perante o Senhor, e fará, expiação por ela; então ela será limpa do fluxo do seu sangue. Esta é a lei da que der à luz menino ou menina.

Mas, se as suas posses não bastarem para um cordeiro, então tomará duas rolas, ou dois pombinhos: um para o holocausto e outro para a oferta pelo pecado; assim o sacerdote fará expiação por ela, e ela será limpa."

(Levítico 12:1-8)


O maior período da impureza cerimonial no nascimento de uma filha não deve ser entendido como superioridade masculina, pois há várias explicações no decorrer da Bíblia descartando essa hipótese.

O tempo de impureza estava relacionado com a responsabilidade simbólica de trazer outros pecadores ao mundo (todos nascemos mortos espiritualmente). Ou seja, ao dar à luz a uma mulher, uma mãe traz um pecador no mundo, que trará ainda outros pecadores para o mundo.

Lembrando que após Jesus, esse estágio de ordenanças do período de Moisés acabou:

"
Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz." Efésios 2:15