Crédito imagem: IsraelStockphoto.com
Onde Jacó foi enterrado, seria uma contradição?
No campo de Macpela, em Hebrom, comprado de Efron, filho de Het:
Gênesis 50:13
"Levaram-no para a terra de Canaã e o sepultaram na caverna do campo de Macpela, que Abraão comprara de Efrom, o hiteu, fronteiro a Mamre.
Em Siquém, comprado dos filhos de Hemor:
Atos 7:15-16
"Jacó desceu ao Egito, e ali morreu ele e também nossos pais; e foram transportados para Siquém e postos no sepulcro que Abraão comprara dos filhos de Hemor.
Foram sepultados num e depois transladados para o outro cemitério.
Depois ordenou-lhes, e disse-lhes: Eu me congrego ao meu povo; sepultai-me com meus pais, na cova que está no campo de Efrom, o heteu,
Na cova que está no campo de Macpela, que está em frente de Manre, na terra de Canaã, a qual Abraão comprou com aquele campo de Efrom, o heteu, por herança de sepultura.
Gênesis 49:29-30
Na cova que está no campo de Macpela, que está em frente de Manre, na terra de Canaã, a qual Abraão comprou com aquele campo de Efrom, o heteu, por herança de sepultura.
Gênesis 49:29-30
E José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente vos visitará Deus, e fareis transportar os meus ossos daqui.
Gênesis 50:25
Gênesis 50:25
Mas não foi Abraão quem comprou o terreno em Siquém dos filhos de Hemor, como pretende Atos 7!
Por isso o livro de Atos está errado:
"De volta de Padã-Arã, Jacó chegou sem contratempos à cidade de Siquém, na terra de Canaã. Acampou diante da cidade e comprou aos filhos de Hemor, pai de Siquém, por cem moedas de prata, o pedaço de terra onde havia levantado sua tenda".(Gênesis 33:18-10).
Resposta:
Estevão, em Atos, falava para uma platéia de judeus conhecedores das Escrituras, esperançosos para mostrar que ele estava errado, mas ninguém se levantou contra a declaração dele, então, o que ocorre é o seguinte:
1-)Abraão comprou um campo e uma caverna em Hebrom (Gênesis 23:17),
2-)Abraão comprou um sepulcro em Siquém (Atos 7:16)
3-) Mais tarde, Jacob comprou uma parcela de terreno ou um campo (Josué 24:32), também em Siquém (Gênesis 33:19).
Analisando tudo, observamos que Jacob comprou o terreno na região sobre a qual Abraão já havia comprado um sepulcro, é isso que Atos informa, da compra do sepulcro:
"...postos no sepulcro que Abraão comprara dos filhos de Hemor".
Conclusão:
Não há contradição e nem falha do copista. Atos fala apenas da compra do sepulcro. E depois de Abraão, Jacob havia comprado terras na região do sepulcro adquirido por Abraão, lembrando que os judeus do sinédrio, conhecedores da Torá, não reclamaram da fala de Estevão.