O Cristão e a Vaidade

Crédito imagem: André Pipa



Entre as definições de vaidade está o "cuidado exagerado com  a aparência", mas como delimitar o que é exagero (vaidade) e o que é um cuidado normal?

Colocar a vida em risco simplesmente para tentar ficar mais bonita(o) através de cirurgias complexas e sem que houvesse sequelas importantes de algum acidente ou doença pode ser um  sinal de exagero (uso de anabolizantes, hormônios e outras drogas, idem), lembrando que por mais que a medicina tenha avançado, uma cirurgia sempre traz riscos,  não devendo ser banalizada.
Mas o cuidado com a aparência não é um mal em si, pois entre outros, esse também é um requisito da atração entre os casais.

Na Bíblia, há uma passagem em que Deus quis que os sacerdotes tivessem vestes especiais para dar-lhes dignidade e beleza. O próprio Senhor Jesus, na visão espiritual, tem pés como latão reluzente, olhos como chama de fogo, uma série de símbolos belos no contexto em que foi escrito. Espirituais, sim, Deus não repudia a beleza.
O problema surge quando você desvaloriza pessoas que não são tão bonitas, quando valoriza demais a beleza externa e ignora a ética. 

Mas Deus gosta da beleza, em seu plano original não existiam defeitos físicos, isto foi consequência do pecado. Como analogia,os sacerdotes não poderiam ter defeitos físicos graves, sabia disso? Eram exemplos de saúde, beleza e ordem. 


O pecado foi quem degradou nossos corpos ao longo do tempo. Então, não pense que Deus não gosta que você seja bonito(a).
Enfeites nas mulheres
Ao contrário do que algumas seitas evangélicas dizem, não é pecado usar brincos, enfeites, maquiagem etc., o que usar em determinados momentos é uma ponderação pessoal. No texto bíblico Deus usa metáforas com enfeites na mulher em alusão a um período de bonança de Israel, não como uma visão negativa, o embaraço é valorizar isso demais deixando o importante em segundo plano. 
Cuidar da aparência é também um sinal de agradabilidade, não é algo ruim, observamos algo assim na própria natureza criada por Deus, vide os pássaros e seus sensos de beleza.
Frequentar academias?
O receio quanto à academia é que alguns desses locais viraram templos de culto ao corpo, com boa parte de seus frequentadores querendo exibir o resultado da malhação para todos. Mesmo que o objetivo de usar pouca roupa ou roupas muito coladas seja para a melhor mobilidade, um cristão pode não se sentir bem nesse ambiente, o que acaba sendo também um dos elementos que deixam a academia como um local perigoso para concupiscências, cabe a cada um refletir sobre os lugares que pode ou não frequentar.

"Devemos fugir da aparência do mal", e aparência do mal nesse caso não é corpo humano, mas a exibição dele de forma inapropriada, a Bíblia mostra que se chegou a esse ponto por causa de nós mesmos (corrupção do mundo).


Alguém pode dizer que a maldade vem de dentro, e quem se converteu não cai nessa, não é bem assim, por exemplo, o homem é muito "visual", não é à toa que é o maior consumidor e incentivador de materiais eróticos ou pornográficos, acharmo-nos com o pensamento de "super-homem da fé" e que podemos frequentar qualquer lugar ou até mesmo ver qualquer coisa, geralmente, é pré-requisito para a queda.
Para se exercitar não é preciso muito espaço, uma possibilidade é fazer isso na sua própria residência, pelo menos você não ficará preocupado com que roupa estará usando nem com os seus olhos nem com o dos outros. Porém, se precisar mesmo de uma academia, tenha em mente os cuidados que deve tomar.
Conclusão: 
Desde que haja bom senso, não há mal algum em buscar sentir-se bem com sua aparência.

De agora em diante, fique com a sinceridade e com a bondade, pois a vaidade (no sentido real de valorização excessiva da beleza física) é algo vão.