A possível descoberta arqueológica sobre o profeta Isaías.

Crédito Imagem:  (Ouria Tadmor/© Eilat Mazar)
 Selo de barro de 2.700 anos que potencialmente pertencia ao profeta bíblico Isaías.

Editado de Times of Israel

A mão do próprio Profeta Isaías pode ter criado um selo de impressão do século VIII A.C, de acordo com o arqueóloga da Universidade Hebraica, dra. Eilat Mazar.

"Parece que descobrimos uma impressão de selo, que pode ter pertencido ao profeta Isaías, em uma escavação arqueológica científica", disse Mazar esta semana em um comunicado de imprensa anunciando a descoberta de tirar o fôlego.
A equipe de Mazar descobriu um selo durante as novas escavações no Ofel, localizado no sopé da parede sul do Monte do Templo, em Jerusalém. A descoberta foi publicada na quarta-feira em um artigo chamado "É essa a assinatura do Profeta Isaías?” como parte de uma enorme edição de março-junho da Biblical Archaeology Review.
O selo está levemente danificado deixando a palavra "profeta" incompleta, porém com o nome Isaías intacto, isso está trazendo alguns questionamentos de outros especialistas.
O selo foi encontrado há 3 metros de distância de onde, em 2015, a equipe de Mazar descobriu um importante e intacto selo com a inscrição “do rei Ezequias de Judá”. 
Crédito Imagem: Bible Places
Túnel de Ezequias.

Sendo o 12º rei do reino de Judá, o rei Ezequias, governou por volta de 727 A.C a 698 A.C, durante o período em que o reino do norte de Israel caiu para os assírios em 721 A.C. 

Cerca de 20 anos depois, Ezequias lutou com sucesso contra o cerco assírio de Jerusalém, em parte devido a fortificações e um canal de água que ainda pode ser visto hoje(foto acima).

Conexões milenares entre um profeta e seu rei

Um dos mais conhecidos profetas bíblicos, Isaías é considerado pelos estudiosos como tendo estado ativo no final do século VIII e no início do século VII A.C.
Segundo a arqueóloga Mazar, se o selo for realmente do profeta Isaías, não deveria ser uma surpresa descobri-lo ao lado de alguém que leva o nome do rei Ezequias, dada a relação simbiótica do profeta Isaías e do rei Ezequias descrito nos documentos judaicos.