Purgatório tem base bíblica? parte 2

Crédito Imagem: Walter A. Aue



Ao morrermos, sem falta grave, poderemos pagar nossas culpas no purgatório?


Resposta com base bíblica:



Todo pecado é transgressão contra Deus, mas como Deus é justo, Ele nos perdoa de erros involuntários, feitos sem plena consciência  pois não somos perfeitos.

Se pecarmos voluntariamente, dentro do conhecimento da verdade, já não resta mais remissão pelo pecado” (HEBREUS 10.26-27)

Já os pecados voluntários, ou seja, feitos conscientimente e sem arrependimentos, a morte será a separação definitiva de Deus, pois nesse caso o sacrifico de Jesus foi ignorado e não houve remissão dos pecados:





Contra- argumento Católico:


"Todo o pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoado... Se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no outro" (Mt, 12: 13 e 31-32)

Jesus Cristo fala de pecado que "não serão perdoados nem aqui, nem no outro mundo" . Logo, para certos pecados há possibilidade de serem perdoados ainda no outro mundo. 


1. Todos pecados serão perdoados, menos aqueles contra o Espírito Santo;

2. Alguns pecados são perdoados neste mundo; outros, em outro mundo.
3. Nem todos os pecados são iguais perante Deus.



Resposta:

Pecado contra o Espírito Santo é quando alguém já conhece a palavra, mas esta pessoa pernanece irredutível até o fim da vida zombando, escarnecendo,profere degradação contra Deus, atribui algo que sabe ser de Deus ao diabo, recusando-o em plena consciência, essa é uma condição de não arrependimento, apostasia até o fim da vida. Caso haja arrependimento, essa pessoa é salva.
"Não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no outro
A frase "este mundo e no próximo" era uma frase de significado judeu referente à "nunca". 
Como a Bíblia é bastante interligada, na maioria das vezes podemos tirar a dúvida de alguma passagem em outros livros, e, nos outros evangelhos que abordam o mesmo assunto, essa frase é omitida. Isto porque Marcos e Lucas estão escrevendo para os gentios, e dizem que a blasfêmia contra o espírito santo nunca é perdoada:
Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo. Marcos 3:29
E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado Lucas 12:10



Conclusão: A Bíblia não dá suporte para a doutrina católica do purgatório, pecado contra o Espírito Santo significa que a pessoa permaneceu irredutível até o fim da vida, ou seja, sem arrependimento, sem dar ouvidos ao espírito santo que esteve sobre ela, portanto, fique tranquilo se você já foi um escarnecedor ou zombador, mas se arrependeu diante de Deus.