Jóias de 3.000 anos - Megido - Arqueologia.

Brinco de ouro com imagens de íbex (cabra selvagem)
Imagem Crédito: Jack Guez/France Presse

Brinco de Ouro encontrado na coleção intrigante de jóias antigas em Megido


Um tesouro de jóias de ouro e prata escondido há milhares de anos pode ter origem egípcia, dizem os pesquisadores de Tel Aviv University.
Tel Aviv - Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv descobriram uma coleção de jóias de ouro e prata, datada de cerca de 1100 AC, escondida em uma cerâmica no sítio arqueológico de Tel Megido no Vale de Jezreel no norte de Israel. Uma peça - um brinco de ouro decorado com ibexes moldados, ou cabras selvagens - é "sem paralelo".
 A coleção, que foi descoberta nas ruínas de uma casa particular na zona norte de Megido, pertence a um período de tempo chamado "Ferro I," e que, pelo menos algumas das peças, pode ter se originado no Egito. Alguns dos materiais e desenhos apresentados na jóia, incluindo contas feitas de pedra cornalina, são consistentes com desenhos egípcios da mesma época, observa Eran Arie, que supervisiona a área onde foram encontradas.
Um tesouro com origens misteriosas
Quando os pesquisadores removeram o jarro de cerâmica a partir do local da escavação, não tinham idéia de que haviam jóias escondidas dentro. As jóias foram bem preservadas e envoltas em tecidos, mas as circunstâncias que as rodeiam são misteriosas. De acordo com Prof. Finkelstein, é provável que o jarro não fosse o lugar normal de  armazenamento das jóias. "É claro que as pessoas tentaram esconder a coleção, e por algum motivo, não foram capazes de voltar para buscá-las." Os proprietários podem ter morrido ou terem sidos obrigados a fugirem, diz ele. Prof Ussishkin acredita que foi a coleção de jóias foi de uma mulher cananéia, que morava na casa.
A variedade de jóias também é fora do comum, observa Arie. Embora a coleção inclua um número de luneta (em forma de lua) brincos de origem cananéia comum, os pesquisadores encontraram uma abundância de itens de ouro no conjunto e um número de contas feitas de cornalina, que era freqüentemente usada na fabricação de jóias egípcias no mesmo período. Isso aponta para uma forte conexão egípcia, seja em influência ou origem. Essa conexão não seria surpreendente, segundo o professor Cline, que afirmou que as interações entre o Egito e Megido são conhecidas por terem ocorrido durante tanto na Idade do Bronze como na Idade do Ferro.
Os pesquisadores concordam, que a parte mais notável, é um brinco de ouro com um padrão de peças moldadas de cabras selvagens. "Trabalhamos para encontrar paralelos nesses itens exclusivos para ajudar a colocar em suas corretas configurações culturais e cronológica, mas, neste caso, ainda não encontramos nada", dizem os pesquisadores.
Os pesquisadores esperam que a análise de ambos os tecidos em que a jóia foi embrulhada e as jóias em si vá dizer-lhes mais sobre as origens da coleção. Se o ouro é puro em vez de uma mistura de ouro e prata, por exemplo, será mais provável será tenha vindo do Egito, uma região que era pobre em recursos de prata, mas rico em ouro. Biblical Arqueology



Megido - História - Resumo


Megiddo ( hebreu : מגידו, Megido; grego : Magedō Μαγεδω,; Latina : Mageddo), também conhecido como Tel Megiddo, Har Megiddo, Tell el-Mutesellim, Campus Legionis, Legio, el-Lejjun, e Megido. Foi uma cidade fortificada situada em Israel, e é um dos campos de batalha mais famosos do mundo. Napoleão travou uma batalha ali. Em 1918, além dos britânicos que lutaram no local contra os turcos
Megiddo é uma das cidades mais antigas do mundo. Ela está localizada a poucos quilômetros a sudeste de Haifa, no topo de uma montanha. 
Alguns historiadores acreditam que ocorreram mais batalhas em Megido do que em qualquer lugar do mundo; Megido tem aproximadamente 26 níveis de ocupação. Trabalhos arqueológicos começaram a partir de 1925. 
 Megido era tão importante,que mercadores de todo o mundo a conheciam, provavelmente, passaram por suas paredes, por suas portas, também era um local de grande importância no mundo antigo porque ela guardava  uma passagem estreita de antigas rotas comerciais. Estas rotas de comércio eram ligadas as terras do Egito e Assíria . Esta localização era estratégica no cruzamento de diversas rotas principais.
A Bíblia cita diversas vezes  Megido,como em Juízes 5:19-20 , que afirma: " Deborah e Barak levou os israelitas a vitória sobre os cananeus exércitos de Sísera pelas águas de Megido ",e em Josué 12:07, Josué 12:21, que afirma: " Josué matou o rei de Megido durante a conquista. 

A palavra Armagedom é derivada das palavras que significam "montanha de Megido". A palavra Armageddon foi utilizada em Apocalipse 16:16,que afirma: "E os congregaram em um lugar que em hebraico se chama Armageddon ".
CreationWiki.Org

Réplica Tel Megido








VÍDEO: