Crédito: Commons
Contradição:
Tinha trinta e dois anos, quando começou a reinar, e reinou oito anos em Jerusalém; e morreu sem deixar de si saudades [...] E os moradores de Jerusalém, para o lugar de Jorão, fizeram rei a Ocozias, seu filho mais moço, porque a tropa, que viera com os árabes ao arraial, tinha matado a todos os mais velhos. Assim reinou Ocozias, filho de Jorão, rei de Judá” (II Crônicas 21:20-22:1).
Até aí, nenhum problema...
“Ocozias era da idade de quarenta e dois anos, quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atalia, filha de Onri” (II Crônicas 22: 2).
Confesso alguma dificuldade em entender a matemática bíblica:
Se Jorão começou a reinar com 32 e reinou 8 anos, segundo a matemática que eu aprendi, ele morreu com 40.
Como pode o filho caçula dele ter 42 ao assumir no lugar do pai, que morreu com 40?
Seria Ocozias mais velho que seu pai?
Resolvendo:
É óbvio que o filho não poderia ter 42 anos de idade enquanto o pai tem 40.
Foi erro do copista?
Erro de copista não foi, porque não foi escrito 42 e nem 22, mas "quarenta e dois" e" vinte e dois". E os judeus não precisam mais provar seu cuidado no trato da sua história e tradição. Para escrever o texto relativo à Revelação de Deus os competentes massoretas checavam e comparavam minuciosamente cada item.
Os autores bíblicos várias vezes fazem abordagens diferentes, e essa é mais uma delas, com isso, muitos céticos sem entender o básico de Bíblia, aproveitam para pressupor distorções.
Em 2 Reis temos a idade física de Acazias, que é 22 anos:
Era Acazias de vinte e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Atalia, filha de Onri, rei de Israel. 2 Reis 8:26
Em 2 Cronicas temos a contagem do Reino do qual ele pertencia, da Dinastia, como último membro da casa de Acabe, que era 42 anos quando ele começou a reinar.
A Ruína da casa de Acabe:
Foi, pois, da vontade de Deus, que Acazias, para sua ruína, visitou Jorão; porque chegando ele, saiu com Jorão contra Jeú, filho de Ninsi, a quem o SENHOR tinha ungido para desarraigar a casa de Acabe.
E sucedeu que, executando Jeú juízo contra a casa de Acabe, achou os príncipes de Judá e os filhos dos irmãos de Acazias, que serviam a Acazias, e os matou.
Depois buscou a Acazias (porque se tinha escondido em Samaria), e o alcançaram, e o trouxeram a Jeú, e o mataram, e o sepultaram; porque disseram: Filho é de Jeosafá, que buscou ao SENHOR com todo o seu coração. E já não tinha a casa de Acazias ninguém que tivesse força para o reino. 2 Crônicas 22:7-9
Os críticos é que se contradizem?
Sim, o curioso é que esse tipo de acusação faz com que o próprio acusador caia em contradição:
Veja bem, qualquer pessoa com pouco conhecimento sabe que o filho jamais pode ser mais velho que o pai, então onde ficam as teorias da conspiração, interpolações, adulterações Etc.. Tão aclamadas pelos céticos? Nenhum judeu antigo corrigiu um erro absurdo desses?
Ou seja, utilizando a própria lógica do ceticismo, a permanência da informação no texto, é porque não há erro algum.