Não Matarás e Êxodo 32:27: Contradição?

Crédito Imagem: aRyelski


Essa análise é estritamente sobre o Antigo Testamento, no Novo Testamento com Jesus Cristo, não há mais essa posssibilidade de comunicação direta entre Deus e o homem, Deus não fala mais através de profetas, tudo que é necessário saber já está no Novo Testamento, Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida e nenhuma informação nova pode ser acrescentada aos seus ensinamentos contidos nas Escrituras do Novo Testamento, que é o ÚNICO manual de regras do cristão.


Analisando o Antigo Testamento.

Tópico de debate onde um ateu questiona a Bíblia por Deus ter mandado matar no Antigo Testamento nas guerras tribais entre Israel e diversas nações, entrando supostamente em contradição com o mandamento "não matarás" do periodo mosaico.

Em vermelho, o questionamento ateu com respostas abaixo no contexto do antigo testamento.


Deus entrega uma lei que diz "Não Mataras", porém em vários momentos posteriores manda os hebreus não só matar o seu próximo, como exterminar povos inteiros. Há uma contradição aí?"



Não há contradição, pois Deus não é refém de seu próprio mandamento, quer dizer, quando o homem seguiu apenas o que Deus mandou, ele virou um instrumento de Deus, não agiu por conta própria., deixando claro que nessa época, Deus falava diretamente com profetas que eram provados estarem com Deus através de milagres objetivos, uma relação na qual não existe mais após Jesus Cristo, que é a autoridade maior e já deixou tudo que precisamos seguir.


"Ele poderia matar os exércitos inimigos do seu povo amado por si mesmo...

Ele poderia ordenar que os criminosos fossem levados até algum altar e ele próprio os matar, em vez de homens aplicarem a pena de morte...

Mas por que não é assim?"


Deus possui uma conexão com a humanidade, foi nessa conexão que se construiu a relação Deus-homem. Assim foi construída, por exemplo, a fé e a obediência, em que são conhecidas as consequências das transgressões e da lei da semeadura.

Moisés teve que participar para tirar o povo do Egito, teve trabalho, com Deus suprindo quando necessário.


"A conexão com a humanidade poderia ser feita de N maneiras, com o próprio deus sujando suas "mãos" nas mortes em vez de mandar os homens fazerem.

Os homens poderiam fazer sua parte com prisões, por exemplo, cabendo a deus matar, já que ele é o dono da vida."


Dentro daquele contexto antigo, os próprios homens matando a mando de Deus não deixou de ser um aprendizado do que a transgressão humana acarretou: sofrimento de ambos os lados. Claro que é algo difícil para compreendemos,  mas o mundo é dos homens, são eles que vivem na terra,  Deus em sua infinita sabedoria, quando determinou tais ordens, sabia o que estava fazendo.


"Um lado erra e ambos os lados devem sofrer? 

De qualquer forma, se deus quer sofrimento de ambos os lados ele também não precisaria mandar matar para isso."


Deus nunca quis sofrimento para os homens. Ele criou criaturas com poder de decisão, para que vivessem no mundo em paz, essa era a vontade de Deus, mas o ser humano não deu ouvidos, o mal ocorre por consequência da ação do próprio homem, para acabar com muito do sofrimento, bastaria por exemplo, que muitos seguissem a palavra de Deus, seu ensino sobre caridade e compaixão

A incoerência sobre essa questão de não matarás e depois mandar matar, não é da Bíblia, os hebreus entendiam muito bem que o mandamento se aplicava às ordens do Criador por meio dos profetas, não era uma vontade autônoma do homem.

Para entender melhor a questão, vamos trazer um exemplo moderno entre uma autoridade e o subordinado, vamos supor um diálogo entre um chefe e um funcionário sobre uma ordem do chefe que supostamente foi contraditória: 

CHEFE:  _Fulano, não mexa nos computadores da sala de operações.

Momentos depois...

CHEFE liga: _Fulano, vai até a sala de operações e na pasta "documentos", no computador ao lado da porta, copie o arquivo x em um pen drive e leve-o até a secretaria.

Fulano:  Não posso, o senhor disse para eu não mexer no computador.

CHEFE; _DÃAÃÃÃÃÃÃÃÃÃ (como você não entendeu isso??? )


Conclusão:


Ou seja, no exemplo dado, está mais do que claro que não era para o empregado ficar de bobeira no computador e mexer por conta própria na máquina, mas se o CHEFE mandou ele mexer, essa é uma exceção, ele mexeu sob a ordem do chefe, assim, não destrói a ordem anterior. 

Conforme já foi dito, há uma relação entre Deus e o homem, foi nessa relação Criador- criatura mostrada no Antigo Testamento que o homem teve a fé e conheceu as consequências de seus atos, documentados para a posteridade.


Objeção final:

"Se alguém determina expressamente uma coisa e em seguida manda fazer outra totalmente oposta, essa pessoa entrou em contradição, esse é o sentido da palavra contradição. "


Negativo, seria contradição se o chefe falasse assim: 

Eu jamais vou pedir pra você mexer naquele computador, mas em seguida ele diz:  mexe ali naquele computador.

Fica claro que a ordem naquela época, por mais que aparente algo forte e incompreensível para nós enquanto humanos, era para que os hebreus não agissem por conta própria, já que Deus é senhor da vida, só ele poderia determinar tal ordem naquele contexto antigo antes de Jesus Cristo, após o Messias recebemos a Nova Aliança, Deus finalizou todo o ensinamento e mandamentos para os cristãos, sendo inconcebível qualquer ação dos cristãos hoje parecida com as ações de que os hebreus tiveram no passado.




Não preciso de Religião para ser bom?