Como se livrar do vício: sexo, pornografia, drogas, comidas, comportamentos etc.

Crédito imagem: e Peters


Fornicação, drogas lícitas ou ilícitas, comidas, jogos, maledicências, materialismo, a lista de vícios é grande...Mas o que é necessário para alguém, no âmbito da fé, largar um vício?


Falta justamente uma fé madura, convicção no Criador! Sem convicção não temos o maior dos incentivos para deixar um vício.


“Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. (Romanos 8,5-6)”

Deus oferece ao ser humano muito mais que um prazer momentâneo. Além de uma vida em gozo e paz na eternidade, Ele oferece uma vida também de paz HOJE MESMO!

Uma paz que é alheia ao materialismo ou hedonismo, é vinculada às promessas do Criador, essa paz vem de dentro, do espírito, é uma arma eficaz contra as aflições e desesperança nesse mundo até que venha o cumprimento de suas promessas.

A pessoa que experimenta essa paz pela primeira vez, sabe como é boa essa sensação de entender que podemos descansar em Cristo, e como os problemas nessa vida se tornam pequenos diante da eternidade prometida por quem venceu a morte.

De forma oposta, quem peca e tem consciência disso, sabe o quão terrível é perder essa paz, colocar a cabeça no travesseiro e ficar atormentado pelo erro. 

É loucura trocar os ensinamentos da Revelação de Deus, que nos criou e nos conhece como ninguém, por alguns minutos ou horas de um prazer errado e que só traz consequências comprovadamente ruins.


A Revelação de Deus não nos foi dada de enfeite, e sim para que meditássemos nela, e para que fosse o nosso guia nessa vida.

Da mesma forma que os apóstolos perderam o medo da morte pela convicção em Cristo após a Ressurreição, o pretenso cristão precisa de uma vez por todas ter convicção em Jesus, entendendo que a sua crença é racional, só assim deixará a fé da "boca pra fora" e as antigas praticas. 

A determinação para escravizar o corpo(1 Coríntios 9:23:-27) não é dada como uma espécie de mágica para os escolhidos, ela vem por um processo de construção racional através da Palavra de Deus revelada.

A fé e a comunhão com Deus vem pelo contato contínuo com as Escrituras, na sede pela sabedoria deixada por Deus. 

A convicção precisa ser alimentada, enquanto a aparência do mal deve ser afastada, vence, claro, quem for melhor alimentado, o espírito ou a carne, alguém que não faz da leitura da bíblia um hábito cotidiano vai certamente ignorar os alertas e estímulos  deixados por Deus, temos os exemplos históricos de situações vividas pelos homens e mulheres retratados na Bíblia ou por ensinamentos diretos como os "gatilhos" que geram concupiscências.


Conclusão: 


"A lampada do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!" Mateus 6:22,23

Deus nos deu capacidade racional para comandar nossos instintos, através de um órgão espetacular que é o cérebro humano, não somos animais irracionais para sermos reféns dos instintos, reconhecemos nossas fraquezas e sabemos que ambiente frequentar, o que podemos consumir e que conteúdo podemos ter contato para que não venhamos a cair em transgressão (a mensagem deixada por Deus traz muitos alertas nesse sentido).

Com a convicção em Deus e tudo que isso engloba, adquire-se forças para buscar o arrependimento e a  mudança de rumo.

Muitos acham que já conhecem toda a mensagem de Deus por causa do básico, ou seja, por terem lido ou ouvido as partes ditas principais dos manuscritos,porém há muito mais a descobrir, alguém que já leu a Bíblia mais de uma vez compreenderá: é leitura para toda a vida, o contato deve ser permanente, é através desse contato que ganhamos forças para persistir no caminho certo.


"Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos."
1 Coríntios 16:13


"Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus." 2 Coríntios 7:1


Lembre-se, morrer em pecado é pior que qualquer doença, ninguém sabe o dia que vai morrer... Use a capacidade racional que o próprio Deus lhe deu para rejeitar a transgressão e não virar escravo do pecado. 

Analise suas transgressões e siga as recomendações passadas por Deus através dos apóstolos e profetas.

Mergulhe na sabedoria que nos foi deixada!