O papel aceita tudo?

Crédito imagem: cams-not-in-lux

O papel aceita tudo?

O "papel aceita tudo" é uma expressão geralmente utilizada como resistência à credibilidade de algum registro ou escrito, mas afinal, a lógica baseada na observação desmente ou suporta esse pensamento?


Obras de Ficção x Lendas x Reivindicação Histórica


Primeiro, devemos entender que personagem não é o mesmo que testemunha, o contexto em que um documento está inserido diferencia a literatura de ficção de um documento oficial com valor histórico.

Não há nenhuma reivindicação de historicidade em qualquer lenda ou obra de ficção, diferente a essa situação, veja a declaração do autor do livro de Lucas no início do respectivo documento:

"Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,

Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra,

Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;

Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado. " 
Lucas 1:1-4 

Os Três Tipos

Na obra de ficção, geralmente, os próprios autores ou editores deixam acessível nas declarações e considerações contidas nos escritos a situação ficcional de suas obras, não existe o risco de um livro de fantasia passar a ser encarado como história verídica no futuro, a transmissão da informação pelas gerações será de uma obra de ficção.

Já uma lenda, é a transmissão de contos sem origens ou testemunhas, o escritor coloca no papel fábulas e boatos transmitidos por tradição oral, retransmite as informações, mas não se preocupa em dar detalhes de comprovação da mesma, f
oi dessa forma que ocorreram as produções de diversos mitos antigos.

Um exemplo já citado aqui no Blog, mas que é útil para a explicação: um indivíduo escreve uma história já difundida envolvendo Zeus, mas não detalha as provas da manifestação dessa divindade, quais humanos a presenciaram e que sinais objetivos foram dados para determinado povo que provariam que a suposta divindade era real, ou seja, n
esse tipo de documento faltam, justamente, os elementos que suportam o compromisso histórico.

A dificuldade para inventar eventos fantásticos em documentos oficiais.


Quem está escrevendo sabe que o conteúdo vai passar pelo crivo das pessoas de sua época e que o documento não poderá passar por essa barreira se houver a tentativa de transformar ficção em realidade.



Através de uma análise, é possível identificar esses três tipos de registros: 


1- Obra de ficção (Intencional)

2- Proliferação de lenda (Sem comprovação)


3- Documentos oficiais (documento de cunho coletivo, onde seus autores reivindicam compromisso histórico).


Nenhum líder religioso ou governante, por mais poder que tenha, quer se complicar perante os seus seguidores, ninguém quer perder o respeito e atacar a própria imagem inventando eventos milagrosos que poderiam ser desmascarados facilmente.

Você não verá, por exemplo, um líder religioso, mesmo tido como milagreiro, escrevendo embustes com situações objetivas em um documento oficial de sua própria instituição ou grupo, dizendo que ressuscitou um membro de sua igreja ou comunidade em estado pútrido ou que andou sobre o mar afirmando que tudo foi testemunhado por seus seguidores.


O cuidado dos falsos milagreiros ao não criar narrativas que lhes compliquem.

Embora pessoas sejam curadas, os feitos dos falsos milagreiros vão ficar sempre na esfera subjetiva sem qualquer comprovação de que a cura tenha sido causada realmente por eles.

Essa impossibilidade de inventar coisas em grupos, mesmo em seitas, ocorre porque é fácil de ser desmentida pelos próprios membros da organização.

Pegando Jesus como exemplo, seria impossível para um farsante ter sucesso, pois ele jamais poderia lançar mão de comprovações objetivas, dado que na inverdade a situação seria facilmente desmascarada.


Conclusão:


Há claras diferenças entre registros oficiais, lendas e ficção literária.


Não se pode colocar esses escritos no mesmo grupo, quem tentar passar uma história inverídica sobrenatural como algo real certamente será ridicularizado. Assim como quem citar testemunhas inexistentes em documentos oficiais será censurado por seus próprios pares e contemporâneos.


O farsante religioso que consegue obter seguidores é mestre da manipulação, mas ele não se expõe, utiliza milagres subjetivos, filosofias e promessas sem lastros (inexistência de milagres objetivos e testemunhas), portanto, o papel não aceita tudo, é possível separar o que merece credibilidade ou não.