ANÁLISE: Como ressurreições que não ocorreram reforçam a veracidade da Ressurreição de Jesus.

Crédito imagem:  CieloVerde1



Família espera por ressurreição de garota...

Esse tipo de acontecimento em nossa contemporaneidade é sempre um bom exemplo para entender porque uma ressurreição inventada jamais levantaria seguidores, já que nessas condições o fato do evento seria o fracasso da ressurreição, e não o seu sucesso. 


Um pouco sobre essa história:


A Menina que não ressurgiu da morte...

"A confusão de que um milagre iria acontecer começou, segundo a polícia, depois que familiares afirmaram ter visto o corpo de Jéssica se mexer no caixão. Além disso, uma tia da jovem, que é evangélica, teria feito um ritual com orações e pediu que a família aguardasse porque a jovem ressuscitaria às 7h de sábado... "

"A notícia de que a jovem estava ressuscitando "porque o corpo estava retornando a temperatura e não estava rígido" logo se espalhou na pequena cidade. Dezenas de pessoas se aglomeram na porta querendo ver o suposto milagre, e a polícia foi acionada. 

O delegado Daniel Mayer foi até o local com uma equipe de policiais conversar com a família, que se manteve irredutível. Pouco depois, a polícia levou o médico Petrúcio Bandeira, que confirmou a morte já informada pelo hospital de Palmeira dos Índios"



Entendendo porque ninguém inventa uma ressurreição...


Se as pessoas que foram até o local tivessem visto a menina ressuscitada, elas seriam as testemunhas do milagre, porém foram as testemunhas de seu insucesso.

A família insistiu na esperança, mas o fato continuou sendo a morte:

"Apesar da contrariedade da família, ainda acreditando na ressuscitação de Jéssica, o enterro aconteceu às 17h (horário local) de hoje, no cemitério municipal de Delmiro Gouveia. Uma multidão acompanhou a cerimônia, porque a família da mulher acreditava que ela ressuscitaria mesmo no cemitério"

Como a garota não voltou a viver, se alguém ali resolvesse inventar que ela retornou da morte, mesmo com testemunhas tendo visto o contrário, essa pessoa seria facilmente contestada. E se alguém escrevesse décadas depois desse fato deturpando o ocorrido e dizendo que a menina ressuscitou, a contestação ocorreria da mesma forma, pois a memória histórica permaneceria viva, seja através dos contemporâneos aos fatos ainda vivos ou pelo que já foi documentado.

Assim, não há possibilidade de surgimento de um grupo religioso a partir de uma falsa ressurreição, é por isso que nenhuma seita no mundo tenta reproduzir uma versão da ressurreição de seu líder, ancorar-se nesse tipo de fundamento sem que ele de fato ocorra não é algo exequível, o efeito seria o contrário do buscado.

Conclusão:

A lógica mostra que a própria existência dos cristãos no século 1 (suportada pela arqueologia) é prova da verdade da Ressurreição, pois não haveria seguidores de Cristo naquele século caso a pedra fundamental de suas motivações fosse uma ressurreição hipotética, sem testemunhas.