O que a Bíblia diz sobre a música?



https://youtu.be/2WJhax7Jmxs

Henrik Chaim Goldschmidt plays "Gabriel's Oboe"
Composição: Ennio Morricone
Arranjo: Robert Longfield



No dia 6 de julho de 2020, morreu um dos maiores compositores que já existiram, muitas de suas músicas transcendiam os filmes para os quais foram compostas e tinham vida própria, Morricone era do seleto grupo de compositores que soube usar como poucos a incrível capacidade criativa musical do cérebro humano. Sentidos por esse triste acontecimento, vamos falar um pouco sobre a relação entre a música, emoções e Deus.


Em nossas próprias experiências já constatamos que a música pode afetar profundamente as emoções das pessoas - positiva ou negativamente. 


Isso até se aplica ao próprio Deus! 

Veja, quando “todos os homens de Israel se reuniram” com o rei Salomão para celebrar a chegada da Arca da Aliança ao templo completo ( II Cr. 5: 3 ), somos informados de que, além da festa e de muitos sacrifícios físicos feitos para honrar a Deus, música foi tocada.

O efeito imediato? A resposta de Deus foi tão profunda que o Templo foi "tomado por  nuvens", o que representou Sua aprovação ( v. 13 ).

Pense nisso por um momento. Até o Criador todo-poderoso respondeu à música quando foi usada para glorificá-Lo. Esta não era qualquer tipo de música - era realmente uma "música especial".

Em II Crônicas 5: 12-13 , quando os cantores e músicos louvaram a Deus na música (havia mais de 120 sacerdotes tocando trompete sozinhos),  O resultado foi edificante devido ao uníssono e harmonia.

Outro exemplo claro do uso adequado da música é quando os anjos “gritam de alegria” e “cantam juntos” em uníssono quando viram pela primeira vez os fundamentos da Terra ( Jó 38: 7 ). Desde que eles entenderam o propósito de Deus para a música, foi assim que os anjos expressaram sua alegria, reverência e gratidão pela criação de Deus. Novamente, eles cantaram juntos - e com alegria!

Você vê um tema em desenvolvimento? Nos dois exemplos, a música foi tocada em harmonia e com um objetivo específico em mente - positivo.

Em sua carta aos colossenses, o apóstolo Paulo lembrou à congregação “que a palavra de Cristo habite em você ricamente em toda a sabedoria; ensinando e admoestando uns aos outros em salmos, hinos e cânticos espirituais ”( 3:16 ).

A música pode ter um efeito calmante e ser útil para relaxar. Em 1 Samuel 16 , o jovem David é descrito como um habilidoso tocador de harpa que, quando tocava, "refrescava" o rei com sua música admirável.


Novamente, a música pode ter um efeito positivo. É uma ferramenta com benefícios tangíveis!

Você ficaria surpreso ao saber que há uma referência na Bíblia à música sendo usada em uma festa? 

Bem, existe! Depois que Jacó secretamente fugiu de seu sogro, Labão, para a terra que Deus o instruiu a ir, Labão perseguiu e finalmente o pegou. Labão então perguntou a Jacob: “Por que você fugiu secretamente ... e não me contou; para que eu te mandasse embora com alegria e canções, com [timbrel] e com harpa? ” ( Gênesis 31:27 ).

Em outras palavras, Labão teria organizado uma celebração para homenageá-lo!

O rei Salomão, o homem mais sábio que já viveu, escreveu o livro Canção de Salomão como uma canção de amor para sua esposa. Portanto, mesmo as “canções de amor” são apropriadas - quando usadas corretamente.

Embora a música nem sempre precise ser usada para louvar a Deus diretamente, todos esses exemplos têm uma coisa em comum: seja para louvar, expressar alegria, ensinar, celebrar, relaxar ou até mesmo expressar amor, a música é sempre usada de forma positiva.

Em 1 Samuel, Deus descreve o rei Davi em grande detalhe. Nos contam seus dias de adolescente como pastor e suas ações corajosas para proteger seu rebanho de leões e ursos. O rei Davi é descrito como um soldado, um homem de valor, bonito, atlético, forte e um grande orador.

Você já considerou que esse poderoso homem de guerra também era um habilidoso músico de harpa?


Além de colher grandes benefícios ao ouvir música, aprender a tocar também pode ser gratificante. A disciplina mental necessária para aprender a tocar um instrumento com habilidade pode estimular a mente de maneiras poderosas. Os Salmos, por exemplo, eram compostos com detalhes meticulosos e atenção à organização. Eles foram compostos como poesia musical!

Ouvindo hoje.

Não precisa ter que ouvir a música apelidada de gospel, aliás eu respeito quem gosta, porém eu não gosto muito, nesse caso prefiro os corais ou hinos clássicos. Não há proibição de ouvir música secular, mas se uma música  faz com que você fique remoendo relacionamentos passados, tenha pensamentos estranhos ou tristes, é bom repensar se vale continuar ouvindo. Já se a letra entra em choque com os ensinamentos de Jesus, certamente deve ser evitada.

Assim, examine a música em sua própria vida. Que tipo de resposta emocional você recebe da música que escuta - é positiva?