A semelhança entre o Homem e o Macaco.

Crédito imagem: MPI EVAN/JGI - USA

Somos "primos"?

Olhando para um chimpanzé, é visível que ele é um animal que tem algumas características físicas parecidas com o humano (mais do que temos com qualquer outro animal), no rato, por exemplo, visualmente percebe-se te que ele tem a pata parecida com as nossas mãos, porém existe um abismo nítido que separa o ser humano desses animais irracionais.

Gênesis narra que Deus criou várias espécies (não confundir com espécies na biologia moderna) de animais, ou seja, o design é dele, criaturas com algumas características semelhantes em nada vão contra a Bíblia e mais, ainda podemos dizer que isso evidencia um mesmo Projetista em comum.


(Fósseis) Diversidade é sinônimo de Evolução?


Os fósseis de vertebrados encontrados mostram a diversidade animal, com algumas características (anatômicas) semelhantes ou não. Lembrando que no âmbito da genética todos têm algum tipo de semelhança, maior ou menor, dependendo das espécies, porém nenhum prova que a origem da diversidade foram as macroevoluções, isso porque o uso de fósseis é baseado num quebra cabeça imaginário que ninguém tem e nunca existiu. 

Citando caso análogo, a espécie X é ancestral da espécie Y, segundo a teoria, para a espécie X chegar até a espécie Y, foram necessários milhões e milhões de anos de um processo chamado Evolução(macroevolução), ou seja, seriam necessárias grandes quantidades de criaturas transitórias entre X e Y, mas quem defende essa tese alega ter somente as duas pontas (às vezes, nem isso), assim, o que ocorreu no meio fica por conta da suposição! 

As grandes transformações contidas na hipótese da Teoria da Evolução das Espécies não foram observadas,isto é, não há nada nos fósseis que as evidenciem.

Fósseis  transitórios da Evolução Humana?

Os fósseis geralmente utilizados para esse fim são
bastantes subjetivos: 


australopithecus afarensis "Lucy" = Símio extinto?
australopithecus africanus = Símio extinto?
australopithecus boisei = Símio extinto?
australopithecus robustus = Símio extinto?
Gorilla golrilla e Gorilla beringei =Símio vivo (gorilas)?
Pango pygmaeus e Pango abelli = Símio vivo(orangotango)?
Ramapithecus = Símio extinto (orangotango extinto)?
Homo habilis = Refugos misturando fósseis humanos e de símios
Homo floresiensis = humano anão, pigmeu
Homo ergaster = humano
Homo erectus, pequim e java = humano



Lembrando que as representações artísticas do neandertal no inicio eram bem parecidas com a aparência de um símio!

Divulgação cientifica recente confirma que grupos de fósseis interpretados como espécies diferentes na verdade mostram variabilidade entre a mesma espécie, e não evolução de espécies. 


Homens e Macacos são semelhantes? Tiveram um ancestral em comum?

Toda matéria física que constitui o universo, ou seja, você, a pedra, a água, a areia ou a estrela, é construída com as mesmas partículas, que são os prótons e quarks, formando o átomo. Então, se pensarmos por essa ótica, todos nós somos semelhantes! 

A visão bíblica não é contra semelhanças, pois quando Deus formou o homem, ele pegou "material da própria Terra", o que significa que toda criação tem os mesmos elementos básicos em sua organização.

A palavra "espécie" em Gênesis, traduzida do hebraico, obviamente não tem o mesmo significado de espécie da biologia moderna, no relato de Moisés seria o mesmo que "tipos básicos", esses tipos básicos provavelmente continham um patrimônio genético que possibilitou posteriormente, através da Seleção Natural, a ocorrência de pequenas diferenças nos humanos, como a cor da pele, dos olhos, entre outras.


Ou seja, apenas mudanças limitadas, não há nada que mostre o contrário disso, em breve discutiremos as mutações, o alegado "motor" da Evolução.

A semelhança do DNA humano e Animal. 


Teste de paternidade nos humanos provam uma origem comum entre espécies?


Como o DNA codifica as estruturas e moléculas bioquímicas, devemos esperar que criaturas com mais semelhanças tenham DNA mais semelhantes.

Macacos e seres humanos são mamíferos com formas semelhantes, por conseguinte, os dois têm DNA mais semelhante. Assim, devemos esperar que os seres humanos tenham mais em comum com outros mamíferos como porcos, do que com um réptil, ou uma cascavel por exemplo. 

Por isso, o DNA humano é mais semelhante com o do macaco. O genoma do rato, dizem ser 75% semelhante ao dos humanos ( o dos macacos variam de pesquisa para pesquisa entre 87% a 99%):  

É fato observado e corroborado que seres humanos geram outros seres humanos, isso é conhecimento, isso é ciência, e não adivinhação, é só ir numa maternidade para constatar. Sendo assim, faz sentido buscar ancestralidade entre os seres  humanos, a diferença de DNA será menos de 1%,em alguns trechos específicos.

Para outros seres, a semelhança de DNA existe porque o DNA codifica as estruturas e moléculas bioquímicas, então, como já foi dito, devemos esperar que criaturas com mais semelhanças tenham DNA mais semelhantes, mas isso de modo algum prova ancestralidade entre seres diferentes.


Dizer que em supostas épocas fomos uma "ameba", um "peixe" ou um "primata", é desrespeitar o método cientifico, extrapolando o que é realmente observado.


Da mesma forma, também temos genomas semelhantes às bananas e  laranjas, algo como 50% de semelhança em cada um, mas essa semelhança não fazem as bananas serem 50 % humanas, ou seja, esse tipo de comparação não evidencia Evolução ou macro transformações.

A genética ainda está engatinhando, no ano 2000, quando foi sequenciado o genoma humano, o cientista Francis Collins declarou que em 10 anos teríamos vacinas para muitas doenças gravíssimas, hoje, passados mais de uma década, sabemos que a declaração foi empolgação. 

A verdade é que pouco se sabe ainda das funções do nosso material genético, um gene igual em organismos diferentes pode ter funções diferentes, assim como existem vários mecanismos no genoma que diferem de um organismo para o outro, que causam duplicação, exclusão, e transporte de genes, ligamento e desligamentos de genes, pouco se sabe sobre isso, dessa forma, o valor da semelhança genética para a Teoria Evolutiva das espécies cai por terra.


Boa parte do nosso genoma já foi chamado de DNA Lixo, hoje em dia começaram a rever isso.



CONCLUSÃO:

Não há provas tanto por DNA quanto por fósseis, que o homem e o macaco tiveram um "parente" em comum ao invés de um criador em comum, porém mesmo vendo como incorreta a Teoria da Evolução das espécies, não defendemos a intromissão de Instituições Religiosas no campo do ensino da ciência. 

É da alçada da Academia e dos cientistas que dela fazem parte, decidir se retiram ou não uma teoria do patamar em que se encontra.






Church DM, Goodstadt L, Hillier LW, Zody MC, Goldstein S, et al. (2009) Lineage-Specific Biology Revealed by a Finished Genome Assembly of the Mouse. PLoS Biol 7(5): e1000112.
doi:10.1371/journal.pbio.1000112

http://agencia.fapesp.br/lixo-valioso/9381/

https://veja.abril.com.br/ciencia/descoberta-de-novo-cranio-pode-reescrever-historia-da-especie-humana/

*https://creation.com/australopithecus-and-homo-habilis (Artigo com 175 referências, visite a página.)