Lucas 23:44 - O Eclipse da Crucificação

Crédito imagem: Wikimedia Commons



Profecia:


"E sucederá que, naquele dia, diz o Senhor DEUS, farei que o sol se ponha ao meio dia, e a terra se entenebreça no dia claro." Amós 8:9



"E tornarei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em lamentações; e porei pano de saco sobre todos os lombos, e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como luto por um filho único, e o seu fim como dia de amarguras." Amós 8:10


Cumprimento:



"E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol;" Lucas 23:44

Há informações que Thallus, um historiador antigo, teria registrado um eclipse do Sol, que ocorreu na época da páscoa (crucificação de Jesus). 


Ele trouxe uma explicação naturalista ao evento da escuridão, porém sabe-se que eclipses solares ocorrem apenas durante a fase de lua nova por ser o período em que a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol,mas na páscoa judaica a lua é cheia, descartando a hipótese natural de Thallus para o ocorrido. 


A problemática da criação literária.

Alguém pode acusar a informação do "eclipse" de ser uma criação literária, porém uma tentativa desse porte seria um ataque ao próprio cristianismo, pois desacreditaria automaticamente as informações que eram coexistentes com as lembranças do evento: pessoas que estavam vivas na época do eclipse eram contemporâneas aos textos do cristianismo primitivo.

Imagine um grupo de pessoas afirmando hoje que não houve ataque destrutivo às torres gêmeas, essa informação seria ridicularizada sem esforço, mesmo depois de anos e mesmo que não pudéssemos assistir novamente as imagens. 

Como a escuridão foi um evento chocante e com grande grande capacidade de alcance visual, um número muito grande de pessoas lembraria, ficaria muito difícil passar uma mentira dessas na época, a não ser que ocorresse uma amnésia generalizada entre as pessoas, algo bastante improvável!





Robert E. Van Voorst, Jesus outside the New Testament, Wm. B. Eerdmans Publishing, 2000. pp 19–20 Google Link
^ Africanus, in Syncellus
^ Benjamin Garstad, "Theophilus of Antioch, Pseudo-Justin and Thallus' treatment of Moses" Studia Patristica XXXVI, 207 f.
^ A. J. Levine, D. C. Allison & J. D. Crossan, The historical Jesus in context, Volume 12, Princeton University Press, 2006. p 405 Google Link
^ Catherine M. Murphy, The Historical Jesus For Dummies, Publisher For Dummies, 2007. pp 75–76
^ Robert E. Van Voorst, Jesus outside the New Testament, Wm. B. Eerdmans Publishing, 2000. pp 19–20


Allison, Dale C. (2005). Studies in Matthew: Interpretation Past and Present. Baker Academic. ISBN 9780801027918.