Arqueologia: As ruínas de Corazim, a cidade repreendida por Jesus

Crédito imagem: Wikimedia Commons

"Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em saco e cinza, se teriam arrependido." Lucas 10:13

Corazim em seus primórdios foi uma antiga cidade judaica nas colinas do noroeste com vista para o Mar da Galileia, com vários tipos de ocupações posteriores.

Hoje, é um grande sítio arqueológico dividido em cinco quadrantes, incluindo a praça da cidade, alojamentos, prédios agrícolas e  sinagoga judaica. 

A cidade é mencionada nos Evangelhos do Novo Testamento e no Talmude Babilônico.

Crédito imagem: wordofgodtoday.com


Crédito imagem: wordofgodtoday.com

A cidade e sofreu um terremoto nos primeiros séculos, a maioria do que sobrou de suas ruínas datam de construções dos séculos 2  e 3 d.C.


Crédito imagem: wordofgodtoday.com
"O Assento de Moisés.

Jesus pode ter utilizado uma cadeira como essa em algum momento em que levantou e foi ler (Lucas 4:20),o ensino público na sinagoga era geralmente feito de uma cadeira especial chamada “Assento de Moisés” utilizada por quem estava com a palavra, ele também criticou a hipocrisia dos escribas e fariseus que se assentavam sobre a "cadeira de Moisés" nas sinagogas.(Mateus 23:2)


Por que Jesus repreendeu a população de Corazim? 

A razão óbvia das escrituras é que a maioria de seus trabalhos poderosos foram feitos nessas áreas (incluindo 
Cafarnaum e Betsaida). A populações das três eram judaicas, em contraste com as muitas cidades gentias ao redor do lago e na área da Galiléia. 

Havia tantos gentios ao redor, que a área era até referida como "Galiléia dos Gentios" em Isaías 9:1. 

Sabemos pelas escrituras que Jesus foi enviado primeiramente para a Casa de Israel, ele também enviou seus discípulos exclusivamente para Israel. Lemos sobre isso em Mateus 10: 5-6.

Essas pessoas testemunharam o poder de Deus em suas ruas durante a maior parte de três anos. No entanto, parecia não fazer diferença em suas vidas. 

Jesus finalmente disse: 

"Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza.


Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós.
Mateus 11:21,22


As escavações arqueológicas em Corazim também podem nos ajudar a entender por que o povo recebeu tal alerta de Deus. 

Embora tenha acontecido algumas gerações depois de Jesus, é realmente interessante que os descendentes dessas pessoas permitissem que uma Medusa fosse construída diretamente em sua parede da sinagoga. Sua presença sugere uma assimilação com as práticas gregas e pagãs da época.

O PAGANISMO

Não foi apenas em Corazim, mas também em Cafarnaum, Hammat (Tiberíades), Bet Alpha e outros lugares onde símbolos pagãos foram incluídos na antiga arquitetura da sinagoga.

Nas sinagogas Beit Alpha e Hammat, há os símbolos do zodíaco embutidos nos pisos de mosaico. Nos dois locais também pode-se ver o símbolo pagão por excelência da imagem de Helio, o deus Sol

Embora a igreja primitiva tenha começado com grande pureza de doutrina, não demorou muito até que as idéias pagãs se infiltrassem no cristianismo. Vemos Judas escrevendo para os primeiros cristãos com esta exortação: 

"Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos."Judas 1:3

A exortação em Judas continua atual.