"Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outro". Isaías 48:11
Deus é a fonte de todo o Poder e Bondade. Quando Ele declara que age por amor de Si mesmo, Ele está nos garantindo que o Seu braço forte não depende das nossas limitações, mas da Sua própria natureza santa. Deus zela pela Sua glória porque Ele é o único Deus verdadeiro; se a reputação do Seu caráter fosse manchada, o universo perderia seu único refúgio e nós perderíamos nossa única esperança.
Essa verdade se manifesta no Salmo 23:3, que diz que Ele nos guia pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Isso significa que, nos momentos de maior aflição, Ele nos resgata não porque somos perfeitos, mas porque o Seu Nome é Fiel e Verdadeiro. Ele coloca a Sua própria honra empenhada em nossa libertação.
Agir pelo Seu Nome significa que o Senhor é o Deus que cumpre o que promete! Como afirma Ezequiel 36:22, Ele não olha para as falhas da casa de Israel para decidir se vai agir, mas olha para o Seu Santo Nome. Isso nos dá uma segurança inabalável: o compromisso de Deus com a Sua própria excelência garante que Ele nunca mudará de ideia. Conforme 2 Timóteo 2:13 reforça, se formos infiéis, Ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.
Essa estrutura revela que, em Deus, o Poder e a Moralidade são a mesma coisa. O Seu Poder Supremo garante que Ele tem autoridade total para cumprir o que jura, enquanto a Sua Bondade garante que o Seu agir é sempre o melhor caminho para nós. No fim, a exaltação do Seu Nome é o selo que garante a vitória do Seu povo, algo que o Salmo 106:8 destaca ao dizer que "Ele os salvou por amor do seu nome, para fazer conhecido o seu poder".
Deus é o único Ser para quem o amor-próprio resulta na sustentação de toda a criação e no bem eterno do Seu povo. Pois, ao buscar Sua glória, Ele derrama Sua bondade sobre nós; quando o Nome de Deus é levantado, o Seu amor transborda, as correntes se quebram e a Sua presença inunda a nossa vida
