As ruínas do Tanque de Betesda - Arqueologia

Crédito imagem:  Clickr Bee

Ruínas da Piscina de Bethesda, lugar em que Jesus curou um homem paralítico no Evangelho de João.

 As ruínas mostram um sítio complexo, que parece ter sido um mikveh, ou banho ritual. Nos arredores da piscina foram construídas capelas e igrejas que ainda são visíveis hoje.


A piscina de Betesda é um dos famosos lugares do Evangelho, foi onde Jesus curou um paralítico (João 5:2-9), um dos milagres que Jesus fez em piscinas de Jerusalém. Além dessa piscina, o Evangelho de João também diz que Jesus curou um homem cego na piscina de Siloé.

Descobertas de Siloé e Bestesda


A Piscina Betesda foi escavada no final do século 19, mas levou mais de 100 anos para que os arqueólogos identificassem e interpretassem o sítio com precisão.

No Evangelho de João, a piscina é descrita como tendo cinco pórticos de uma característica intrigante, sugerindo uma piscina de cinco lados incomuns, que a maioria dos estudiosos considerava uma criação literária-histórica. 


Quando o local foi escavado, revelou-se então a piscina retangular com duas bacias separadas por uma parede, portanto, uma piscina de cinco lados e cada lado tinha um pórtico.

A história do milagre de Jesus também informa quantas pessoas procuraram os poderes da cura na piscina . A primeira pessoa a entrar quando as águas se agitavam, foi curada de sua doença. Mas, um paralítico não pôde entrar na água com rapidez suficiente. Então, Jesus imediatamente o curou e ele foi capaz de se levantar e caminhar.

No período dos cruzados, as pessoas marcaram os locais dos milagres de Jesus e outros eventos importantes em sua vida, acrescentando capelas e igrejas, que hoje cobrem o complexo da Piscina.

Por que uma piscina com duas bacias? A evidência arqueológica mostra que a bacia sul tinha passos largos com desembarques, indicando que era de fato um mikveh (piscina de purificação). A bacia norte era um reservatório que reabastecia e repurificava o mikveh com água fresca que flui para o sul através da barragem entre eles.

Peregrinos de Jerusalém corriam para a piscina de Bethesda e Piscina de Siloé para se purificarem e, às vezes, para buscar a cura.

Biblical Archaeology



Crédito imagem:  Seetheholyland.ne


Crédito imagem: Seetheholyland.net

Crédito imagem:  nightwing350

Crédito imagem: Ryan Shelton

Simulação:
Crédito imagem: Galyn Wiemers



Galyn Wiemers
A piscina está localizada num bairro muçulmano da cidade velha, de fundo é possível ouvir 
a chamada de oração do Islã.