Análise: A mulher samaritana e o casamento.

Samária - Oriente Médio
Crédito Imagem:  Creative Commons



"Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. 

'A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; 

Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. 

Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta."

João 4:16-19

Algumas pessoas utilizam a passagem acima da mulher samaritana para dar suporte ao divórcio e contração de novo matrimônio de *cristão, o argumento seria que Jesus reconheceu os cinco maridos da mulher samaritana e que por isso ele não desaprovaria o desfazimento de relações desgastadas e o novo casamento.

Ocorre que na lei judaica o divórcio era permitido, como Jesus lembra em Marcos 10: 4-5, porém entre os ensinamentos da nova aliança trazidos por Jesus (Mateus 19:9), o novo casamento por motivo que não seja traição sexual é colocado no mesmo patamar do adultério.

O texto da mulher samaritana, portanto, não sustenta a ideia de novo casamento entre cristãos fora da cláusula de exclusão estipulada no livro de Mateus, pois a a mulher samaritana da narrativa estava dentro da lei, e Jesus foi especifico ao trazer o ensinamento da nova aliança sobre o tema.


*A doutrina cristã é voltada a cristãos, ou seja, a quem já conhece os ensinamentos. O assunto aqui tratado não leva em consideração o tempo da ignorância, assim, se uma pessoa já divorciada se converte e aceita Jesus, ela pode sim casar de novo, dessa vez tendo consciência do que isso significa de fato. Para solucionar outras dúvidas é importante ler o Novo Testamento inteiro, pois há várias abordagens sobre o assunto em capítulos e livros diferentes