Datação das Geleiras

Crédito imagem: Wikimedia Commons

De acordo com cientistas uniformitaristas, a glaciação começou há 2 ou 3 milhões de anos. O uniformitarismo defende que os processos que hoje operam, sempre operaram de igual modo no passado à mesma taxa, frequência, cadência e velocidade.

Os cientistas uniformitaristas afirmam poder contar as camadas anuais da capota de gelo da Groenlândia a fim de determinar sua idade da mesma maneira que se pode contar os anéis de uma árvore.


 Ao fazer isso, eles chegaram a 110 mil anos próximo da base da capota de gelo da Groenlândia. Foram feitas afirmações semelhantes para uma idade muito maior na capota de gelo da Antártica. Essas afirmações baseiam-se essencialmente na crença de que as capotas de gelo tem milhões de anos.

Por que é passível de erro?

O método científico é prejudicado porque são ignoradas possíveis catástrofes e erupções vulcânicas que tenham ocorrido no passado, que podem depositar camadas adicionais de gelo em um único ano, confundindo a contagem.

Mudanças Climáticas: Variações climáticas significativas no passado podem ter alterado a taxa de acumulação de gelo, dificultando a interpretação das camadas

Mistura de Camadas: Movimentos internos do gelo podem misturar camadas, tornando difícil distinguir entre anos individuais.