Restos do palácio do Rei Omri, e do rei Acabe, seu filho.
Crédito imagem: https://crossroadsisrael.com/
Prosseguindo na série de respostas a acusações contra a inerrância bíblica e supostas contradições, temos a seguinte questão:
Quantos anos Onri reinou?
DOZE ANOS, É CLARO:
I Reis 16:23
No ano trinta e um de Asa, rei de Judá, Onri começou a reinar sobre Israel, e reinou doze anos; e em Tirza reinou seis anos.
Ou não...
FORAM APENAS SETE ANOS:
I Reis 16:28-29
E Onri dormiu com seus pais, e foi sepultado em Samaria; e Acabe, seu filho, reinou em seu lugar. E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos.
Caso a Matemática não tenha mudado... Se Onri começou a reinar no ano 31 de Asa e morreu no ano 38, quando começou a reinar seu filho Acabe, temos 38 - 31 = 7 anos.
Caso a Matemática não tenha mudado... Se Onri começou a reinar no ano 31 de Asa e morreu no ano 38, quando começou a reinar seu filho Acabe, temos 38 - 31 = 7 anos.
Onri, na verdade, começa a reinar no vigésimo sétimo ano de Asa, após derrubar Zinri, mas enfrenta um rei rival, Tibni (versículo 21), que tem o apoio da metade da população de Israel, ao longo dos anos Onri prevalece, e quando seu rival morre, ele se torna rei indiscutível, reinando sem oposição sobre todo o Israel (versículo.23).
O autor não declara, e, é óbvio que não está se falando de anos inteiros, até pq o contexto envolve muita trama, com destituições e mortes isso não ocorre sempre ao final de anos inteiros.
Asa 27= 1 Asa 28= 2 Asa 29= 3 Asa 30= 4 Asa 31= 5 Asa 32= 6 Asa 33= 7
Asa 34= 8 Asa 35= 9 Asa 36= 10 Asa 37= 11 Asa 38= 12
CONCLUSÃO:
A acusação evidencia falhas em perceber o enfoque do autor.