Purgatório tem base bíblica? parte 2

Crédito Imagem: Walter A. Aue



Ao morrermos, sem falta grave, poderemos pagar nossas culpas no purgatório?


Resposta com base bíblica:



Todo pecado é transgressão contra Deus, mas como Deus é justo, Ele nos perdoa de erros involuntários, feitos sem plena consciência  pois não somos perfeitos.

Já os pecados voluntários. ou seja, tendo consciência e praticando, este, sem arrependimento, a morte será a separação definitiva de Deus, pois o sacrifico de Jesus foi ignorado e não houve remissão dos pecados:


Se pecarmos voluntariamente, dentro do conhecimento da verdade, já não resta mais remissão pelo pecado” (HEBREUS 10.26-27)





Contra- argumento Católico:


"Todo o pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoado... Se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no outro" (Mt, 12: 13 e 31-32)

Jesus Cristo fala de pecado que "não serão perdoados nem aqui, nem no outro mundo" . Logo, para certos pecados há possibilidade de serem perdoados ainda no outro mundo. 


1. Todos pecados serão perdoados, menos aqueles contra o Espírito Santo;

2. Alguns pecados são perdoados neste mundo; outros, em outro mundo.
3. Nem todos os pecados são iguais perante Deus.



Resposta:

Pecado contra o Espírito Santo é quando alguém já conhece a palavra, mas esta pessoa zomba, escarnece,profere degradação contra Deus, atribui algo que sabe ser de Deus ao diabo, recusando-o em plena consciência, essa é uma condição de não arrependimento, apostasia.
"Não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no outro
A frase "este mundo e no próximo" era uma frase de significado judeu referente à "nunca". 
Como a Bíblia é bastante interligada, na maioria das vezes podemos tirar a dúvida de alguma passagem em outros livros, e, nos outros evangelhos que abordam o mesmo assunto, essa frase é omitida. Isto porque Marcos e Lucas estão escrevendo para os gentios, e dizem que a blasfêmia contra o espírito santo nunca é perdoada:
Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo. Marcos 3:29
E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado Lucas 12:10



Conclusão: A Bíblia não dá suporte para a doutrina católica do purgatório.