Arqueologia: Conquista Babilônica de Jerusalém

Crédito Imagem:  
MT ZION ARCHAEOLOGICAL EXPEDITION/VIRGINIA WITHERS



Arqueólogos descobriram evidências que corroboram com a conquista babilônica da cidade de Jerusalém em 587/586 aC, conforme descrito pela Bíblia.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, Charlotte , que está escavando o monte conhecido como Monte Sião em Jerusalém, diz ter descoberto pontas de flechas que datam do período, foram encontradas camadas de cinzas, fragmentos de barro da Idade do Ferro, além de um "significativo "peça de joalheria - um pendão ou brinco de prata e ouro - arquetípica do período em questão.

"A equipe acredita que o depósito recém-encontrado pode ser datado do evento específico da conquista, devido à mistura única de artefatos e materiais encontrados - cerâmica e lâmpadas, lado a lado com evidências do cerco babilônico representado por madeiras e cinzas, várias pontas de flechas de bronze e ferro do tipo cita, típicas desse período ", escreveu a equipe arqueológica da UNC em comunicado.



O Projeto Arqueológico de Mount Zion é co-dirigido pelo professor de história da UNC Charlotte, Shimon Gibson, Rafi Lewis, professor sênior da Ashkelon Academic College e membro da Universidade de Haifa, e James Tabor, professor de estudos religiosos da UNC Charlotte. O grupo trabalha na área há mais de uma década e fez inúmeras descobertas significativas relacionadas aos muitos períodos históricos da cidade antiga.


Em julho de 2019, os arqueólogos encontraram evidências sobre o saque da cidade durante a Primeira Cruzada.


Um brinco ou borla feito de prata e ouro.
Crédito Imagem:
Expedição Arqueológica de Mt Zion / Rafi Lewis
A  conquista babilônica de Jerusalém é um momento importante na história judaica. Os pesquisadores dizem que a mistura única de artefatos e materiais encontrados, juntamente com a maneira como foram encontrados - cobertos por camadas de cinza - solidificam o período e que houve algum tipo de evento destrutivo que ocorreu naquele momento.
"Explicações alternativas para os artefatos podem ser eliminadas", afirmam os pesquisadores em seu comunicado. "Ninguém abandona joias de ouro e ninguém tem pontas de flecha em seu lixo doméstico. Francamente, as jóias são raras em locais de conflito, porque esse é exatamente o tipo de coisa que os atacantes saquearão e depois derreterão.

Gibson explicou que as pontas das flechas são conhecidas como "pontas de flechas citas" e foram encontradas em outros locais de conflito dos séculos VII e VI aC.
"Elas eram bastante comuns nesse período e são conhecidas por serem usados ​​pelos guerreiros babilônicos", explicou ele. "Juntas, essas evidências apontam para a conquista histórica da cidade pela Babilônia, porque a única grande destruição que temos em Jerusalém nesse período é a conquista de 587/586 AC."
Os fragmentos ajudam a datar a descoberta ainda mais, considerando que os pedaços de lâmpadas encontrados são típicos do período.
"É o tipo de confusão que você esperaria encontrar em uma casa arruinada após um ataque ou batalha", disse Gibson. "Objetos domésticos, luminárias, pedaços quebrados de cerâmica que foram derrubados e quebrados ... e pontas de flechas e uma joia que poderia ter sido perdida e enterrada na destruição."
A conquista da Babilônia, liderada pelo rei da Babilônia Nabucodonosor, foi uma batalha trágica que resultou na perda de vidas, na completa destruição da cidade e na aniquilação do templo do rei Salomão.
A Torá relata os efeitos que o cerco babilônico teve sobre os moradores de Jerusalém, antes da conquista: "A cidade foi sitiada até o décimo primeiro ano do rei Zedequias. No nono dia do [quarto] mês, a fome estava ferida na cidade, então que não havia pão para o povo da terra, e houve uma brecha na cidade, e todos os homens de guerra fugiram de noite pelo caminho da porta entre os dois muros ... E ele [Nebuzaradan o capitão da guarda babilônico] queimou a casa do Senhor e a casa do rei; e todas as casas de Jerusalém, mesmo a casa de todo grande homem, o queimaram. " (2 Reis 25: 1-9).
"É muito emocionante poder escavar a assinatura material de qualquer evento histórico, e ainda mais sobre um evento histórico importante, como o cerco babilônico de Jerusalém", disse o co-diretor do projeto Lewis.




https://edition.cnn.com/travel/article/jerusalem-mount-zion-babylonian-conquest-evidence-intl-scli/index.html