As ruínas de Edom do Antigo Testamento.

Crédito imagem: K Garret
A cidade de Petra foi dominada pelos edomitas, que mais tarde foi colonizada pela tribo dos nabateus.


Algumas profecias sobre Edom

"Duas nações estão em seu ventre, e dois povos de dentro de você serão divididos; um será mais forte que o outro, o mais velho servirá ao mais novo". Gênesis 25:23

"Mas eu despi a Esaú, descobri os seus esconderijos, e não se poderá esconder; foi destruída a sua descendência, como também seus irmãos e seus vizinhos, e ele já não existe".Jeremias 49:10

"Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a confusão, e serás exterminado para sempre". Obadias 1:10



Crédito imagem:Yair Alon

Os edomitas eram os descendentes de Esaú, que era filho de Isaque e neto de Abraão. 

Esaú era o irmão gêmeo de Jacó, pai dos filhos que se tornaram parte das 12 tribos de Israel. Gênesis 25 observa que esses irmãos gêmeos "lutaram no útero" e que o mais velho (Esaú) serviria ao mais novo: "Duas nações estão em seu ventre, e dois povos de dentro de você serão divididos; um será mais forte que o outro, o mais velho servirá ao mais novo "(Gênesis 25:23 ). 

Quando adulto, Esaú deu seu direito de primogenitura a seu irmão Jacó em troca de um ensopado vermelho. Por essa razão, ele passou a ser chamado de Edom

Crédito imagem: Wikimedia - MrPanyGoff -
Mais tarde, nas diversas guerras tribais, a terra de Edom incluiria os locais Seir (Josué 24: 4 ), Bozra ( Isaías 63: 1 ) e Sela (2 Reis 14:7),atual Petra). 

Em Gênesis 36:31 , a Bíblia registra que os primeiros edomitas tinham reis muito antes de Israel ter um rei. Os edomitas adoravam uma variedade de deuses (o historiador judeu Josefo mencionou um deus servido pelos edomitas chamado "Koze", eles viviam na terra ao sul do mar Morto. 

Em Números 20, os israelitas pediram permissão para passar por Edom durante sua jornada de 40 anos no deserto. Este pedido foi recusado. 

Deuteronômio 23: 7 ordenou que os israelitas não poderiam desprezar ou odiar os edomitas por causa de sua conexão familiar.

No entanto, a Bíblia depois registra que o rei Saul atacou os edomitas e que o rei Davi os fez servos 40 anos depois. Após a morte de Salomão, o povo de Edom se rebelou e ganhou algumas de suas antigas liberdades até que eles foram posteriormente controlados pelo rei assírio Tiglath-pilesar.

Durante o tempo de Nabucodonosor, Jerusalém foi atacada e destruída. O Salmo 137: 7 menciona que os edomitas estavam envolvidos no saque da cidade. Esta ação foi condenada (Isaías 34: 5-17;Jeremias 49: 7-22 ).

Entre os tempos do Antigo e do Novo Testamento, os edomitas foram mais uma vez controlados pelos judeus e forçados a abraçar o judaísmo. Na língua grega que ganhou destaque durante esse tempo, seu nome se tornou os "idumaianos". 

O rei Herodes era um idumeu e governou na época do nascimento de Jesus; ele também comandou a morte de todos os homens até dois anos em Belém, a fim de matar a ameaça de um rei judeu ( Mateus 2: 16-18 ).

Os edomitas, até então conhecidos como os idumaianos, acabariam por desaparecer da história. 

Uma das últimas menções dos idumeus foi uma referência à terra da Iduméia por Jerônimo por volta de 400 DC.  


Assim diz o Soberano, o Senhor: Estou contra você, monte Seir, e estenderei o meu braço contra você e farei de você um deserto arrasado. Ezequiel 35:3

Belas imagens de Petra, antigo domínio edomita e nabateu:
Crédito imagem: Visit Jordan

Referências:


Seeger, Josh; Gus W. van Beek (1996). Retrieving the Past: Essays on Archaeological Research and Methodolog. [S.l.]: Eisenbrauns. p. 56. ISBN 978-1575060125
Major Attractions: Petra, Jordan tourism board
Mish, Frederick C., Editor in Chief. "Petra". Webster’s Ninth New Collegiate Dictionary. 9th ed. Springfield, Massachusetts: Merriam-WebsterInc., 1985. ISBN 0-87779-508-8.

Gottheil, Richard; Seligsohn; M. (1906). «EDOX, IDUMEA (אֱדוֹם, 'Ιδονμάια)». Jewish Encyclopedia. Nova Iorque: Funk & Wagnall
Editado https://www.compellingtruth.org/Edomites.html