Existe prova da evolução química da vida?

credito imagem: origins.swau.edu


O Experimento mais famoso.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Experi%C3%AAncia_de_Urey-Miller


Nesse experimento de 1953, o cientista Miller usou uma mistura de gases sem a presença de oxigênio, alegando que essas seriam as condições da terra (a presença de oxigênio impediria a produção dos aminoácidos).


Lembrando que o aminoácido é um um produto químico cotidiano que não constitui VIDA, portanto, não prova que matéria inanimada gerou a vida.

O experimento errou ao simular uma terra primitiva sem oxigênio, pois foi descoberto nos anos 70 que a fotossíntese não é o único meio de produção de oxigênio, os raios UV também geram oxigênio quando entram contato com a molécula de água na atmosfera, ocorrendo um efeito chamado foto-dissociação.

http://www.lowtem.hokudai.ac.jp/astro/ISM2010/abstracts/hama.pdf


Produção: O oxigênio atmosférico é produzido pela fotossíntese das plantas e algas. Este processo ocorre com a remoção de gás carbônico (CO2) e com absorção de radiação solar. O oxigênio também é produzido pela foto-dissociação das moléculas de água:

(arquivo ppt parte 4)
http://dca.iag.usp.br/material/fgoncalv/aca0115/2010/Aulas/



CONCLUSÃO: 


O Experimento não recria o ambiente natural esperado para a época, isto é, não se pode decretar que a evolução química realmente ocorreu.