A improvável invenção das profecias de Jesus.

Crédito imagem:Shmuel Bar-Am
Muralhas da cidade velha de Jerusalém


Jesus poderia ter feito com que os sacerdotes judeus pagassem a Judas 30 moedas de prata para que o traísse?

Poderia ter arranjado as coisas de modo que seus inimigos lhe cuspissem na face, que as autoridades romanas o sentenciassem a ser pregado numa cruz?


Que os soldados lançassem sorte sobre as suas vestes ou que, embora lhe furassem o lado com uma lança, não seguissem o costume de quebrar-lhe certos ossos ?


No livro Archeology and Bible History (Arqueologia e história da Bíblia), o professor J.P. Free apresenta um cálculo do número de profecias diferentes das escrituras hebraicas que se cumpriram em Jesus Cristo. 

Quantas são? 332! Comentando isso ele declara :


"As probabilidades de todas essas profecias se cumprirem em um só homem são tão enormemente remotas que fica impressionantemente demonstrado que de modo algum poderiam ser conjecturas sagazes de meros homens". - 1950, p.284.



Especialistas durante mais de 100 anos, indicam que as características dos evangelistas e as de Paulo não são de quem forjaria um relato. 


Seu modo franco de reconhecer seus próprios erros e culpas, seu cuidado em mostrar detalhes geográficos, costumes e hábitos da época, enfim, tudo isso é estudado dando ao Novo Testamento uma condição de documento privilegiado em relação aos escritos não-bíblicos. 

Pessoas "espertas" costumam lucrar com fraudes, mas o lucro dos cristãos em vida foi a perseguição, a tortura, a calúnia, a difamação e, por fim, a morte violenta.

Como diferenciar mito e realidade?

A Ressurreição de Jesus é lenda? Como diferenciar mito e realidade?