Arqueologia: Evidências do Êxodo.

Crédito imagem: PENNEWS 
As ruínas de Khirbet el Mastarah


Estudos arqueológicos sobre o Êxodo.


Durante anos, alguns arqueólogos duvidaram da história bíblica da origem de Israel, pois o relato carecia de evidências materiais. 


Porém, essas evidências históricas provavelmente estão localizadas em um local próximo ao rio Jordão.


Os arqueólogos Ralph K. Hawkins e David Ben-Shlomo fizeram um anúncio impressionante: há evidências de ruínas de um povo nômade que se acredita serem os hebreus vindos do Egito

Ben-Shlomo disse em comentários citados pelo Daily Express do Reino Unido que as ruínas oferecem a primeira evidência para o relato bíblico.

Escavações em Khirbet el-Mastarah, uma área na região do Vale do Jordão em Samaria, desenterraram numerosos recintos e estruturas nômades ou semi-nômades que remontam à época do Êxodo, de acordo com um artigo da revista Biblical Archaeology Review de Ralph Hawkins e David Ben-Shlomo.



Crédito imagem: cena de The Prince of Egypt (1998).

"Se forem, isso se encaixaria na história bíblica dos israelitas vindos do leste do rio Jordão, depois cruzando o Jordão e entrando na região montanhosa de Israel", afirmou Ben-Shlomo, um arqueólogo da Universidade Ariel e coordenador de escavações.

Shlomo disse que a localização, isolada e escondida pelas colinas circundantes, evidencia um lugar provável para que um povo nômade se estabelecesse. A evidência também aponta para uma "nova população" que entra na área.

Tudo isso apóia o relato do povo vagando no deserto por décadas antes de entrarem na território israelense antigo.


Hawkins e Ben-Shlomo dizem que a teoria alternativa
que afirma que povo daquela região já vivia em Canaã é baseada em parte porque os arqueólogos ainda  não haviam encontrado nenhuma evidência para os primeiros israelitas no leste, particularmente o Vale do Jordão, durante a Idade do Ferro.