Arqueologia: As ruínas da cidade de Betsaida e Zer no Antigo Testamento.

Crédito imagem: HANAN SHAFIR


Cidade bíblica desenterrada.



A antiga vila de pescadores é mencionada várias vezes no Novo Testamento como uma cidade onde Jesus viveu e onde ele milagrosamente alimentou uma multidão de pessoas com reduzido número de pães e peixes.


Arqueólogos disseram que o tamanho, a riqueza e as impressionantes fortificações indicam que Zer era uma cidade importante. 

Crédito imagem: Bethsaida Excavations Project

Betsaida era o nome da cidade durante o período do Segundo Templo, mas durante o período do Primeiro Templo foi a cidade de Zer ”, disse Arav, apontando para Josué 19:35, que diz:“ As cidades fortificadas eram Ziddim, Zer, Hammath. Rakkath, Kinnereth. ” 

Arav começou a realizar escavações de et-Tell em nome da Universidade de Nebraska há quase 30 anos. Nessas escavações, ele identificou a antiga Betsaida.

Ao longo dos anos, escavadores descobriram em Betsaida muitos restos de vários períodos. As escavações são realizadas na área do Parque Jordão, a nordeste do Mar da Galileia.


Os restos do portão de entrada, com cerca de 3 metros de altura, foram desenterrados em um lugar chamado et-Tell pelo Projeto de Escavações de Betsaida. "É o maior e mais bem preservado portão da cidade [em Israel]", disse Arav ao Times de Israel. "Da mesma forma, a escavação deste ano fornece evidências de que Betsaida, um assentamento arameu, abriga uma das primeiras torres incorporadas nas muralhas da cidade de Israel", disse ele. 

Crédito imagem: (bibleatlas.org)

Betsaida é a terceira cidade mais referenciada depois de Jerusalém e Cafarnaum. O Livro de João menciona que Betsaida tinha sido o lar dos apóstolos Pedro, André e Filipe. 

Outras passagens mostram que depois do casamento, Pedro transferira sua família para a casa de sua sogra, nas proximidades de Cafarnaum. A maioria do ministério galileu de Jesus ocorreu na área em torno de Betsaida, Cafarnaum e Corazim - três cidades dentro de pouco mais de 4 quilômetros uma da outra perto da costa nordeste do mar da Galiléia.

Crédito imagem: Wikimedia Commons

O milagre de Jesus alimentando 5.000 homens mais mulheres e crianças a partir de cinco pães e dois peixes é indicado pelo Evangelho de Lucas ter ocorrido em uma área selvagem perto da cidade de Betsaida.

Editado

Betsaida-Tamara Zieve - The Jerusalém Post
Betsaida- Steve Law - Patterns of evidence