Contradição Dilúvio: Animais na Arca?

Crédito imagem: Wikimedia Commons


Suposta Contradição:

1 - O texto coloca 7 pares de animais limpos na Arca . Porém, dos animais que não são limpos, um par apenas(Gen 7:2-3). No entanto, o mesmo texto coloca estritamente apenas um casal de cada espécie (Gen 6:19-20).



De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea. 3 Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra. 


"E de tudo o que vive, de toda a carnedois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão. 20 Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida."


Resposta:


Não há Contradição.

"E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão." - Gênesis 6:19 Gênesis 6:19-20 Deus simplesmente instrui Noé para preservar dois de cada espécie. Gênesis 7:2-3 é uma informação adicional onde mostra a provisão de Deus para o sacríficio,

N capítulo 6 de Gênesis, Deus se refere de uma forma geral aos casais de animais que seriam salvos do dilúvio para semear a terra. Em Gênesis 7, há um detalhamento sobre os animais limpos, que não aparece na passagem anterior, mas para semear a terra continua sendo os casais de cada espécie: macho e fêmea. Se aparecesse animais limpos na passagem anterior, falando de outros números desses animais, aí sim seria contradição, mas não é o que ocorre.


Conclusão

Genesis 7 detalha sobre animais limpos, não entrando em contradição com que é dito em Gênesis 6, que fala objetivamente sobre o salvamento de casais de animais do dilúvio, a contradição seria se os dois tocassem no mesmo ponto (animais limpos) dando ordens diferentes.