Os homens em Damasco ouviram ou não ouviram a voz de Jesus?

(Damasco- Síria). Imagem crédito: p medved



O que ocorreu exatamente no episódio da visão de Paulo?

Atos 9
7 - E os varões, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.


Atos 22
9 - E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito; mas não ouviram a voz daquele que falava comigo.


Os próprios versículos explicam o ponto. Os companheiros de Saulo ouviram a voz celestial, mas não discerniram a mensagem. Observamos aqui dois níveis de percepção. 

Os companheiros viram a luz, mas Saulo viu Jesus (compare 1 Coríntios 9:1; 15:8). 

Aqueles ouviram o som de uma voz, mas este entendeu as palavras que Jesus falou. Assim, Lucas afirma, sem se contradizer, que ouviram a voz mas não perceberam o sentido dela.

Encontramos um caso semelhante que esclarece o propósito disso que Jesus fez com Paulo. 

João 12:28-30, diz: 

"Pai, glorifica o teu nome. Então, veio uma voz do céu: Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei. A multidão, pois, que ali estava, tendo ouvido a voz, dizia ter havido um trovão. Outros diziam: Foi um anjo que lhe falou. Então, explicou Jesus: Não foi por mim que veio esta voz, e sim por vossa causa."


Significado de Ouvir v.t. Entender, perceber os sons pelo sentido do ouvido, da audição. Atender, escutar. Escutar os conselhos, as razões de. Dir. Receber o depoimento; inquirir.

Atos 9

7 - E os varões, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.

Atos 22

9 - E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito; mas não ouviram a voz daquele que falava comigo (AQUI EM ATOS 22, MAIS DETALHADO, O SENTIDO É CLARO QUE NÃO DISCERNIRAM O QUE ESTAVA SENDO FALADO).


Conclusão:

Paulo viu Jesus (1 Coríntios 9:1; 15:8), e os demais somente  a luz.

Paulo ouviu Jesus, ou seja, entendeu a mensagem, e os outros ouviram só o som, mas não entenderam seu significado nem viram com quem Paulo conversava.