Contradições bíblicas: Quem foi o faraó afogado no relato do Êxodo?

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Quem era o faraó afogado no Êxodo?


A confirmação da morte do faraó está em Ex 15:4 e no Salmo 136:15.

A própria Bíblia nos diz em que ano foi o Êxodo: I Rs 6: 1 diz que Salomão começou a construir o Templo no quarto ano de seu reinado, 480 anos depois do Êxodo. O quarto ano de Salomão foi 967 a.C. Assim, a data do Êxodo teria sido 1447 a.C. (967 + 480).

O faraó em 1447 a.C. era Tutmósis III que não morreu afogado. Morreu de velhice. 

Há registros de que nos últimos anos (quando já estava debilitado) quem tinha o comando real do império era seu primogênito Amonhotep II. Esse é outro dado que contraria o relato bíblico. A Bíblia garante que o primogênito do faraó morreu (Ex 12:29).

Fonte para argumentação: Maneton



Resposta: 

As passagens principais que indicam que o faraó estava liderando pessoalmente as tropas na perseguição aos israelitas é encontrada no livro de Êxodo, capítulo 14. Embora não haja um versículo que diga explicitamente "o faraó estava à frente de suas tropas", a narrativa como um todo implica fortemente sua presença e liderança direta.

Os versículos chave que sugerem a liderança pessoal do faraó são:

  • Êxodo 14:6-8: "Então o faraó aprontou o seu carro e levou consigo o seu exército. Tomou seiscentos carros escolhidos, e todos os carros do Egito, com os seus oficiais sobre todos eles. O Senhor endureceu o coração do faraó, rei do Egito, e ele perseguiu os filhos de Israel; mas os filhos de Israel saíram com mão alta."

    Essa passagem mostra o faraó aprontando seu próprio carro e levando consigo seu exército. A menção de carros escolhidos e todos os carros do Egito, juntamente com seus oficiais, sugere uma força expedicionária liderada pelo próprio monarca.

  • Êxodo 14:9: "Os egípcios os perseguiram, e todos os cavalos, carros de guerra e cavaleiros do faraó foram atrás deles até o meio do mar."   

    Aqui, é o exército do faraó que persegue os israelitas. Dada a estrutura de poder na época, é altamente provável que uma perseguição dessa magnitude, envolvendo toda a força militar, seria liderada ou acompanhada pelo próprio faraó.

  • Êxodo 14:10: "Quando o faraó se aproximou, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles; pelo que tiveram muito medo e clamaram ao Senhor."   

    A menção de "o faraó se aproximou" indica sua presença física no local da perseguição. O temor dos israelitas diante da aproximação do faraó, a maior autoridade e poder do Egito, reforça a ideia de sua liderança pessoal.

Embora a Bíblia não detalhe cada movimento do faraó, a linguagem utilizada em Êxodo 14 pinta um quadro de um monarca que, enfurecido pela partida dos israelitas, mobiliza suas forças e as lidera na tentativa de trazê-los de volta. A ideia de que ele enviaria todo o seu exército sem sua presença ou supervisão direta parece improvável dentro do contexto cultural e político da época.

Portanto, ao ler a narrativa de Êxodo 14, a implicação clara é que o faraó estava pessoalmente à frente de suas tropas, motivado por sua decisão de perseguir os israelitas.

Salmos 136:15 o ecoa essa verdade em sua celebração da fidelidade de Deus.

"mas lançou o faraó e o seu exército no Mar Vermelho; porque a sua misericórdia dura para sempre." Salmos 136:15.


Maneton

É importante ressaltar que os fragmentos sobreviventes de Manetho não identificam explicitamente qual faraó estava no poder durante o Êxodo. Manetho fornece listas de reis e dinastias, mas não faz uma correlação direta com os eventos narrados na Bíblia. Qualquer tentativa de identificar o faraó do Êxodo com base em Manetho é uma interpretação e uma inferência feita por estudiosos posteriores, e não uma afirmação direta do próprio Manetho.


Conclusão:

Para ajudar a solucionar questões parecidas em que possa haver realmente uma suposta contradição, devemos lembrar que a fonte primária próxima aos eventos tende a ter maior credibilidade, a tradição histórica judaica coloca Moisés como autor de Gênesis, portanto no centro dos acontecimentos do Êxodo. Já a fonte primária egípcia é de mais de 1.000 anos depois do ocorrido.

Comparar fontes tão distantes seria como se discutíssemos o cristianismo primitivo tendo como fonte primária não os textos de autores do século 1, mas textos da baixa idade média (anos 1.000).