A Superficialidade na Leitura

Crédito imagem: Sabbeke 

"SOMOS A GERAÇÃO QUE LÊ O TÍTULO, COMENTA SOBRE ELE, COMPARTILHA, MAS NÃO VAI ATÉ O FIM DO TEXTO. NÃO PRECISA, NINGUÉM LÊ!"
 Bia Granja


"Você ficou sabendo da entrada do ator Selton Mello no seriado Game Of Thrones? Saiu em vários grandes portais brasileiros e a galera na internet compartilhou loucamente a notícia. Tudo muito bacana, não fosse a notícia um hoax, um boato inventado por um empresário brasileiro apenas pra zoar e ver até onde a história poderia chegar. Bem, ela foi longe: mais de 500 tuítes com o link, mais de 3 mil compartilhamentos no Facebook, mais de 13 mil curtidas, matéria no UOL, Ego, Bandeirantes, O Dia e vários outros sites.


Pesquisas já mostraram que a maioria das pessoas compartilha reportagens sem ler. Um amontoado de pessoas vivem com pressa, ansiosas demais pra se aprofundar nas coisas. Somos a geração que lê o título, comenta sobre ele, compartilha, mas não vai até o fim do texto. Não precisa, ninguém lê!


Nunca achei que a internet alienasse as pessoas ou nos deixasse mais burros, pois sei que a web é o que fazemos dela. Ela é sempre um reflexo do nosso eu, para o bem e para o mal. Mas é verdade que as redes sociais causaram, sim, um efeito esquisito nas pessoas. A timeline corre 24 horas por dia, 7 dias da semana e é veloz. Daí que muita gente acaba reagindo aos conteúdos com a mesma rapidez com que eles chegam. Nas redes sociais, um link dura em média 3 horas. Esse é o tempo entre ser divulgado, espalhar-se e morrer completamente. Se for uma notícia, o ciclo de vida é ainda menor: 5 minutos. CINCO MINUTOS! Não podemos nos dar ao luxo de ficar de fora do assunto do momento, certo? Então é melhor emitir logo qualquer opinião ou dar aquele compartilhar maroto só pra mostrar que estamos por dentro. Não precisa aprofundar, daqui a pouco vem outro assunto mesmo."


Estrago do superficialismo na leitura da Bíblia

Realmente,como disse a autora acima, grande parte das pessoas hoje vivem de fazer leituras superficiais e conclusões precipitadas. Até mesmo os que se lançam a debaterem assuntos específicos, mal se aprofundam no tema que estão debatendo, percebe-se isso até em fóruns de debates, que em tese deveriam ser de pessoas bem informadas nos determinados assuntos, no meio cristão ocorre a mesma coisa.

Agora, imagine os efeitos dessa dispersão generalizada na leitura da Bíblia, como será o crescimento espiritual dessa pessoa?

Serão reféns de tradições humanas, como foi alertado no tempo de Jesus?

"Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." Mateus 22:29

"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição." 2 Pedro 2:1

A leitura atenciosa e comprometida é de suma importância para o cristão, as Escrituras Sagradas não foram feitas para servirem de enfeites ou para leituras superficiais! 

"Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança." Romanos 15:4

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;" 2 Timóteo 3:16