O que a Bíblia diz sobre a fofoca?


Estátua de Rakan
Crédito Imagem: DanÅke Carlsson

"Não fale mal uns contra os outros, irmãos. Aquele que fala contra um irmão ou julga seu irmão, fala mal da lei e julga a lei. Mas se você julgar a lei, você não é um praticante da lei, mas um juiz.."

Tiago 4:11



Quem nunca fofocou, que atire a primeira pedra!

Pois é, a Bíblia orienta a corrigir esse comportamento, ela não fala propriamente em "fofoca", mas cita  o "falar mal", há recomendações para que o cristão que não fale mal da vida alheia, até porque,na maioria das vezes, não temos elementos suficientes para opinar ou fazer juízo contra o outro, nem temos essa função.


Analisando...

Qual o objetivo em falar mal de alguém? Há o propósito de edificar ou o intuito é reduzir e julgar o outro, colocando-se como seres melhores?

A crítica com o objetivo de edificação, instrução ou alerta é diferente do simples falatório sem propósito, ou seja,  a Bíblia não exclui, por exemplo, a decisão de denunciar a prática de crimes, atos ilegais ou discursos contraditórios de um político.


Conclusão: 

Antes de falar ou repassar qualquer coisa contra alguém, o cristão tem que pensar na finalidade de sua ação: edificar, alertar, instruir alguém ou é apenas o fuxico para diminuir o outro? Algo muito comum nas fofocas do dia a dia...