Estudo da Profecia de Daniel 12:4


"Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará."
Daniel 12:4

 O profeta Daniel recebeu uma revelação significativa, dos sinais que acompanham o fim dos tempos. Deus deixou claro que apesar de ter sido dado a ele, não era para a época dele. Foi dito a Daniel:


"..E a ciência se multiplicará"



Analisando...


Considerando que a Bíblia diz que a civilização humana está na terra há milhares de anos e os meios de transporte—cavalo e charrete, carroça, camelo, barco à vela, etc.—não mudaram de forma significativa por milhares de anos. 

Tendo o primeiro automóvel motorizado surgido apenas há pouco mais de 100 anos, seguida de uma multiplicação dos meios de transportes nesse pequeno intervalo de tempo: aviões, trens bala etc. Pode-se entender a importância dessa predição no âmbito escatológico.
Em 1789, George Washington levou          
Crédito imagem: Alexandre Janinioito dias para se deslocar 350 quilômetros de sua casa até a cidade de Nova Iorque, para a sua posse. O fato de ter feito o trajeto em oito dias não é significativo, exceto que Júlio César teria demorado o mesmo se tivesse feito a mesma viagem, em 50 a.C.! Nos muitos séculos entre a vida desses dois homens não se fez nenhum progresso significativo nos meios de transporte, mas veja como o homem evoluiu nos últimos cem anos!

Crédito: Wikimedia CommonsHoje em dia, não só percorremos  grandes distâncias a velocidades vertiginosas em nossos automóveis e trens supervelozes, mas aviões também nos possibilitam estar em várias partes do mundo em poucas horas, em vôos intercontinentais. Uma nova geração de jatos privados supersônicos pode viajar a quase 2 mil quilômetros por hora, e um ônibus espacial pode completar a órbita da Terra em 90 minutos. 

É realmente uma boa referência essa profecia, pois é notável essa multiplicação do conhecimento em geral numa escala tão curta de tempo em relação aos milhares de anos de civilização humana, é um relato profético de fácil observação para nós que vivemos em pleno cumprimento dessas profecias.


Engenheiros da NASA realizam inspeção no robô Curiosity, na Flórida.REUTERS/NASA/JPL/


A ciência ou o conhecimento humano, evoluiu muito lentamente através dos séculos quando se compara a sua evolução no passado com o alucinante desenvolvimento que tem tido desde 1914-1918.

Nestes últimos 100 anos o homem aprendeu mais, adquiriu mais conhecimento e ciência e criou e desenvolveu mais técnicas, do que em todo o tempo passado desde Adão.

A este respeito Gordon Lindsay, um estudioso das profecias, diz no seu livro “40 Signs of the Soon Coming of Christ”:
         

“Os nossos avós, quando jovens, viajavam em carruagens muito similares às de Faraó há mais de 3.500 anos. Um homem com 80 anos hoje pode recordar tempos em que não havia automóvel, nem telefone, nem luz eléctrica, nem rádio nem televisão. Naquele tempo a revolução industrial estava apenas no seu início. Foi no princípio do século XX que surgiu o avião. 


O rádio e a televisão e tantos outros equipamentos eletrônicos, que nós dispomos hoje facilmente, são também maravilhas do século XX…O homem chegou ao ponto de poder manipular o átomo. 

E o que dizer das descobertas no campo da bioquímica, da manipulação genética, da medicina, da cirurgia, das comunicações, da transplantação de órgãos humanos, inseminação artificial, eletrônica, informática e viagens espaciais?


Em qualquer campo do conhecimento humano que nos voltemos, vemos que, nas últimas décadas, o conhecimento se multiplicou e vem se multiplicando de forma impressionante.




Conhecimento Profético

Acredito que a frase “ muitos correrão para lá e para cá, e o conhecimento será aumentado ” significa que as pessoas, com o tempo, obterão mais conhecimento sobre os planos do tempo do fim de Deus, estudando continuamente as Escrituras. Mais especificamente,
  • O aspecto “correr de um lado para o outro” refere-se ao processo de pesquisar as passagens pelas Escrituras para descobrir como um verso / passagem / capítulo se relaciona com outro.
  • O aspecto do "conhecimento" refere-se à compreensão dos planos do tempo do fim de Deus.

Resolvendo o quebra-cabeça final

A profecia bíblica é o maior enigma . Há tantas peças (versos / passagens / capítulos) que devemos explicar para obter uma compreensão completa dos planos futuros de Deus.
Vivemos em uma era em que os avanços da tecnologia nos ajudam a obter conhecimento mais rápido do que nunca.
Recentes avanços tecnológicos nos ajudam a imaginar como certos eventos do fim dos tempos podem acontecer. Por exemplo, há 100 anos os cristãos poderiam ter achado difícil imaginar como o sistema da "Marca da Besta" poderia ser implantado em um relativo espaço de tempo.
Mas sabemos agora que o sistema poderia surgir rapidamente através de sistemas de comunicação global prontos para informar as pessoas sobre como obter a marca, bancos de dados globais poderiam garantir que apenas os qualificados possam comprar ou vender, temos uma variedade de tecnologias disponíveis que se multiplicam dia a dia e que possibilitariam a implantação de um sistema semelhante com os propósitos mencionados na Bíblia.
A Tecnologia ajuda no estudo da profecia bíblica.
A Internet nos permite compartilhar idéias e acessar as obras dos professores de profecia bíblica que vieram antes de nós. Isso nos permite ganhar conhecimento com velocidade.
O advento de softwares de pesquisa da Bíblia nos permite:
  • Acelerar o processo de comparar versículos.
  • Estudar como certas palavras são usadas na Bíblia.
Isso, então, acelera nossa capacidade de descobrir como partes diferentes da Bíblia se relacionam umas com as outras.
Lembrando que só Deus sabe a data exata, ou seja,o ano, dia e a hora. Quem tenta adivinhar a data exata, algo muito na moda ultimamente, é falso profeta e não tem base bíblica para isso. 

A única informação acessível para nós são os sinais, que não deixam margem para dúvidas que já somos parte do contexto profetizado.




"Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo..."


E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim.
Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão.

Daniel 12:9-10


Acima, podemos ver, em ambos os versículos, a informação que o livro ficaria selado até esse tempo, entendo que isso quer dizer que só quem vivesse nessa época (nós), perceberia o cumprimento dessas profecias ditas por Daniel, essa observação é muito importante, porque levando-se em conta que o mundo ficou num marasmo de conhecimento por milhares de anos, tendo despertado somente há pouco tempo, uma pessoa que vive hoje na modernidade conseguiria perceber a relevância dessa profecia: a multiplicação generalizada do conhecimento diante de seus olhos!