Em Mateus 19, Jesus condena a riqueza?

Crédito imagem: Report Camp



"Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus." Mateus 19:23


Jesus não condena a riqueza, mas ele deixa claro nesse episódio do jovem rico o quão difícil (não confundir com impossível) é para uma pessoa com muitos bens e posses aceitar a sua mensagem.

Em outros termos,uma pessoa rica tem à disposição inumerosos prazeres e confortos, isso faz com que ela tenha mais propensão a se distrair muito mais em seu cotidiano, pensar pouco na morte e ser alguém mais materialista.

Entre as pessoas ricas, existe uma inclinação maior pela procura de religiões ou filosofias que não entrem em conflito com seus estilos de vida, nessa busca pode-se incluir até mesmo religiões ou denominações ditas cristãs, mas que subvertem ou omitem os ensinamentos do Novo Testamento. 



"Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei." 
Mateus 11:28


A desolação e o sofrimento provocam um desejo real pela descoberta de uma esperança, entre os pobres, esse desejo tende a ser maior.

Na passagem abaixo, Jesus conta a história de um homem que tinha acumulado bastante recursos e com seu objetivo concretizado, ele, finalmente, passaria a curtir a vida,mas tinha um detalhe, ele iria morrer antes disso:



"E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga."

"Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?"
Lucas 12:19,20


Distraído em sua busca para acumular bastantes bens com alvo no conforto e prazer que isso geraria, ele acabou não ligando para o que realmente era mais importante.


Jesus orienta que o cristão deve seguir a sua vida em sociedade, mas colocando seus ensinamentos à frente, ou seja, deve existir uma conciliação, não deve deixar que preocupações materiais, seja de qual tipo for, ofusque o foco no espiritual.



"E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis".Lucas 12:22

"Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Lucas 12:31

Ele conclama prestar atenção primeiro em sua doutrina, pois as promessas de quem venceu a morte enturva qualquer problema humano!






É racional crer em Jesus?