Arqueologia: "A Casa de Davi".



Crédito imagem: Israel Antiquilties Authority






A inscrição de Tel Dan, ou inscrição "Casa de Davi", foi descoberta em 1993, no local de Tel Dan,no norte de Israel, em uma escavação dirigida pelo arqueólogo israelense Avraham Biran.


A inscrição quebrada e fragmentada comemora a vitória de um rei arameu sobre seus dois vizinhos do sul: o "rei de Israel" e o "rei da Casa de Davi". 


No texto cuidadosamente gravado em caracteres aramaicos puros, o rei arameu ostenta que ele, sob a orientação divina do deus Hadad, derrotou milhares de cavaleiros e condutores israelitas e judaítas, antes de pessoalmente despachar seus dois oponentes reais. 

Infelizmente, os fragmentos recuperados da inscrição "Casa de Davi" não preservam os nomes dos reis específicos envolvidos neste encontro brutal, mas a maioria dos estudiosos acredita que a estela narra uma campanha de Hazael de Damasco na qual ele derrotou tanto Jeorão de Israel quanto Acazias de Judá.

O que tornou a inscrição de Tel Dan uma das descobertas arqueológicas bíblicas mais empolgantes para estudiosos e público em geral foi sua referência sem precedentes à “Casa de Davi”. 

A inscrição fragmentada da estela, lida e traduzida pelo renomado epígrafe Joseph Naveh, provou que o rei Davi da Bíblia foi uma figura histórica genuína e não simplesmente uma fantástica criação literária de escritores e editores bíblicos posteriores. 

Em um famoso artigo da International Archaeological Reports, Philip Davies argumentou que o termo hebraico bytdwd se referia a um lugar específico (semelhante ao bytlhm para Belém), em vez da dinastia ancestral de Davi. Deixando de lado esse ceticismo, no entanto, a maioria dos eruditos e arqueólogos bíblicos prontamente aceitou que a estela Tel Dan forneceu prova concreta de um registro do rei Davi da Bíblia.

Há sempre um grande ceticismo envolvido entre os acadêmicos, porém analisando de forma lógica não há por que suspeitar do que é relatado na bíblia, que possui um conjunto de cópias de artefatos arqueológicos(o conjuntos dos manuscritos), conforme analisamos aquiaqui e aqui.

Crédito imagem: Glenville Teachings
Parte das ruínas da antiga cidade de Tel Dan



https://www.biblicalarchaeology.org/daily/biblical-artifacts/artifacts-and-the-bible/the-tel-dan-inscription-the-first-historical-evidence-of-the-king-david-bible-story/

Suriano, Mathew J. (2007). "The Apology of Hazael: A Literary and Historical Analysis of the Tel Dan Inscription". 66. Journal of Near Eastern Studies: 163–176.

^ George Athas (2003). The Tel Dan inscription: a reappraisal and a new interpretation. Continuum International Publishing Group. ISBN 978-0-567-04043-5. Retrieved 15 September 2010.
^ Rainey, Anson F. (November–December 1994). "T

Rainey, Anson F. (November–December 1994). "The House of David and the House of the Deconstructionists". Biblical Archaeological Review, 20:06.

^ Shanks, Hershel (September–October 1999). "Biran at Ninety". Biblical Archaeology Review, 25:03.
^ Jump up to:a b Negev, Avraham; Gibson, Shimon (July 2005). Archaeological encyclopedia of the Holy Land. Continuum International Publishing Group. pp. 131–132. ISBN 978-0-8264-8571-7. Retrieved 16 September 2010.