Bíblia: Cristão pode usar armas para se defender?

Crédito imagem: Jeff Dean



Algumas pessoas vêm argumentando a favor da compatibilidade entre o Evangelho e o uso de armas por cristãos, a seguir vamos analisar alguns dos argumentos utilizados.


1-) Jesus ameaçou as pessoas com um tipo de chicote, logo os cristãos podem adquirir armas:


"E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados.


tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;"

João 2:14,15


Comentário:

Na passagem acima, Jesus usou o objeto para espantar os animais e derrubar as mesas dos comerciantes, com essa ação ele afastou os comerciantes do local, ainda que as pessoas tenham se assustado com a cena, seu intuito não foi atacar ou bater nas pessoas, coisa que ele jamais fez até mesmo quando foi humilhado, espancado ou teve gente do seu convívio correndo grande perigo, então é para lá de complicado usar essa passagem para defender porte de arma entre seus seguidores.


2-) Em Lucas Jesus manda comprar espadas, logo cristãos podem comprar armas:


E disse-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada.

Disse-lhes pois: Mas agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e, o que não tem espada, venda a sua capa e compre-a;

Porquanto vos digo que importa que em mim se cumpra aquilo que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Porque o que está escrito de mim terá cumprimento.


E eles disseram: Senhor, eis aqui duas espadas. E ele lhes disse: Basta.


Lucas 22:35-38



Comentário:


Antes de começarmos uma corrida armamentista cristã, talvez valha a pena notar que cerca de uma hora depois Jesus disse aos discípulos: 

“Coloque sua espada de volta em seu lugar. Pois todos os que tomam a espada perecerão pela espada ”( Mateus 26:52 ).

Então, qual é?

Por essa e muitas outras razões, a maioria dos comentaristas entende  que Jesus falou de forma metafórica em Lucas 22: 36-37 . Matthew Henry, por exemplo, diz:

Jesus apenas pretendeu mostrar que os tempos seriam muito perigosos, para que nenhum homem se considerasse seguro se não tivesse uma espada ao seu lado. Mas a espada do Espírito é a espada que os discípulos de Cristo devem fornecer a si mesmos.

João Calvino, ainda que não concorde com algumas coisas que ele já disse, nesse ponto, parece ter razão:

Foi uma verdadeira ignorância vergonhosa e estúpida, que os discípulos, depois de terem sido tão freqüentemente informados sobre carregar a cruz, imaginem que devam lutar com espadas de ferro.

Essa interpretação é confirmada ainda mais quando analisamos a troca que se segue imediatamente. Os discípulos, aparentemente, interpretaram Jesus literalmente.

"Olha, Senhor, aqui estão duas espadas." E ele lhes disse: "Basta". ( Lucas 22:38 )

Leon Morris entende Jesus como dizendo aqui:

"Basta" ( Lucas 22:38 ). Como em: 'Chega desse tipo de conversa!' Ele rejeita um assunto em que os discípulos estavam tão desesperadamente perdidos.

Em suma, parece que Jesus não está dizendo aos discípulos que comprem espadas de verdade. Ele está dizendo que eles estão prestes a entrar em tempos muito perigosos e precisarão manter a espada do Espírito "semi-desembainhada" o tempo todo.




3-) Jesus menciona um homem valente que guarda em segurança a sua casa por estar armado, logo os cristãos podem ter armas:

"Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem;

Mas, sobrevindo outro mais valente do que ele, e vencendo-o, tira-lhe toda a sua armadura em que confiava, e reparte os seus despojos."


Lucas 11:21,22



Comentário:


Repare, não há qualquer elogio por parte de Jesus pelo fato do individuo estar armado, ele apenas narra uma situação, o uso do termo "valente" não é um elogio, indica apenas alguém com "espírito de luta", alguém intrépido, que desafia o perigo, mas devemos lembrar que alguém que desafia o perigo por si só nem sempre é inteligente ou faz algo sensato.

Nos versículos indicados, podemos imaginar alguém armado guardando a sua casa, mas chega alguém ainda mais armado e leva todos os bens do primeiro homem. 

No contexto em que a situação foi utilizada, Jesus teve o intuito de passar uma mensagem espiritual, mas a situação narrada não tem nenhuma aplicação prática para a defesa de armamento físico entre pessoas comuns.


4-) O Estado antigo de israel era fortemente armado, o cidadão israelita tinha permissão para se vingar de criminosos, logo os cristãos podem ter armas.


Comentário:


Aqui, misturam período mosaico com a nova aliança, o cristão que deseja viver como no antigo testamento acaba anulando a Ressurreição de Jesus.

1 Pedro 2: 14." Seja aos governantes, como por ele enviados, para punir os praticantes do mal e honrar os que fazem o bem"

 Romanos 13:4 " (Autoridade governante)....não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal.



Assim, Jesus não proíbe o uso de armas pelas autoridades, pelo contrário, ele deixa claro que há autoridades governamentais, inclusive armadas, devendo ser respeitadas, porém não se encontra em lugar algum base para que os seus seguidores façam uso de armas por conta própria.






1 Matthew Henry, Commentary on the Whole Bible (Unabridged), Accordance electronic ed. (Altamonte Springs: OakTree Software, 2004), paragraph 34246.
2 John Calvin, Calvin’s Commentaries (Complete), trans. John King, Accordance electronic ed. (Edinburgh: Calvin Translation Society, 1847), paragraph 71192.
3 Leon Morris, Luke: An Introduction and Commentary, vol. 3 of Tyndale New Testament Commentaries. IVP/Accordance electronic ed. (Downers Grove: InterVarsity Press, 1988), 329.
https://ca.thegospelcoalition.org/columns/ad-fontes/jesus-tell-disciples-buy-swords/

https://biblehub.com/commentaries/luke/11-21.htm