Como conciliar Ciência e Bíblia?

Crédito imagem: DAGU


Ao assistir um programa de TV, ler um jornal, um livro ou uma revista, podemos entrar em contato com informações, seja na área de ciências naturais ou sociais, que contradizem algumas histórias e narrativas da Bíblia, sendo assim, como deve ser a interpretação lógica desse conflito?

As limitações das ciências naturais para tirar conclusões sobre o passado distante (geração do universo, espécies etc.)


Diferentemente da ciência que descobre um novo remédio para uma doença ou desenvolve uma nova  máquina(tudo amparado pelo método científico), no momento em que se proclama algo sobre um passado tão longínquo e fora do tempo observacional humano e, por conseguinte, da impossibilidade da aplicação do método científico, tonar-se necessário lançar mão de pressuposições para a formulação de teorias. 

E junto com essas pressuposições (passíveis de erros) surge a dificuldade em tomar várias dessas explicações como críveis.


A razão cristã.

A lógica do cristianismo bíblico necessita da certeza de que Jesus ressuscitou.  


A Ressurreição de Jesus funciona como um selo de autoridade e credibilidade dado por Deus, foi esse evento que mudou definitivamente a vida dos apóstolos. 

Assim que Jesus morreu, os apóstolos ficaram receosos e com medo do que poderia acontecer com eles, mas depois da aparição e da comprovação de que Jesus realmente estava vivo, eles tomaram coragem e enfrentaram qualquer risco a fim de propagar a mensagem do Evangelho num ambiente totalmente hostil, ou seja, através  da ressurreição os discípulos passaram a ter uma base incontestável para não duvidar de Jesus.

Conclusão:


A confiança na Bíblia advém da confirmação de Jesus sobre os escritos e histórias ali contidas e, para isso, ele deu o maior dos sinais de autoridade: venceu a morte, isto é, a Bíblia tem credibilidade para ser levada a sério. Do outro lado, temos que as tentativas de esclarecer eventos anteriores à própria civilização humana precisam ser alimentadas com pressupostos que podem ser incorretos.




Dica de leitura:


Posts sobre a Ressurreição

Posts sobre o Conhecimento