Existe prova para Origem química da Vida,geração espontânea ou Abiogênese? Parte 1

credito imagem: origins.swau.edu


Muito se alardeia na imprensa sensacionalista que cientistas já provaram a possibilidade da origem da vida a partir de  uma mistura química, enganando à muitos.

Mas o que foi feito de fato?



O Experimento mais famoso é o de Miller: http://pt.wikipedia.org/wiki/Experi%C3%AAncia_de_Urey-Miller


Nesse experimento de 1953, o cientista usou uma mistura de gases sem a presença de oxigênio, alegando que essas seriam as condições da terra (obviamente ele  sabia que com a presença de oxigenio  os aminoácidos não seriam produzidos).


Mesmo o aminoácido sendo um produto químico cotidiano que não constitui VIDA,e portanto não prova que matéria inanimada gera vida, isso é alardeado como evidencia de vida.


O experimento erra em simular uma terra primitiva sem oxigênio, pois foi descoberto nos anos 70 que a fotossíntese não é o único meio de produção de oxigenio, raios UV tbm geram oxigênio, quando entram contato com a molécula de agua na atmosfera,  ocorrendo um efeito chamado foto-dissociação, que produz oxigenio.


http://www.lowtem.hokudai.ac.jp/astro/ISM2010/abstracts/hama.pdf







Produção: O oxigênio atmosférico é produzido pela fotossíntese das plantas e algas. Este processo ocorre com a remoção de gás carbônico (CO2) e com absorção de radiação solar. O oxigênio também é produzido pela foto-dissociação das moléculas de água:

Site da USP especializado em atmosfera:




CONCLUSÃO: o Experimento foi feito meticulosamente para produzir aminoácidos, não existe provas de que  as condições da atmosfera da terra primitiva eram aquelas, pelo contrário, evidencias mostram que já havia oxigênio livre nos primórdios da Terra.

IMPRIMIR ARTIGO

Print Friendly and PDF