A Igreja é coluna e sustentáculo da verdade?

Crédito Imagem: clipartist.info


Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e sustentáculo da verdade. Timóteo 3:15

Primeira coisa,  uma explicação para aos evangélicos, casa do Deus aqui se refere à organização de cristãos, a reunião de cristãos, e não um edifício, uma casa ou um templo. Na época da lei a Casa do Senhor era o próprio Templo, quando este existia, digo isso porque muita gente ainda continua confundindo, e até idolatra o prédio que abriga a igreja.

  Agora, iniciando a resposta da pergunta, a Igreja Católica costuma usar esse versículo da epístola de Paulo para legitimar a autoridade de sua Instituição, mas o que Paulo realmente quis dizer?


Logo no início do capítulo vemos:

"Convém, pois, que..." 1 Timóteo 3:2

O Capitulo trata dos deveres dos bispos (pastores) e díáconos, ou seja, esses homens devem seguir um padrão, por isso o "convém" e não o "é". O versículo não diz que todo bispo é automaticamente desse jeito, mas sim que devem ser.


Coluna e Sustentáculo da verdade?


ELA DEVE SUSTENTAR O QUE???? Qual é a verdade???

 A verdade é a palavra de Deus, aquela mesma transmitida pelos Profetas e Apóstolos! Esse versículo significa que a igreja deve defende-la e propagá-la.


CONCLUSÃO: Sustentar é diferente de criar, a Igreja não cria verdades, ela deve repassar e defender a verdade, que é a Revelação dada por Deus e encaminhada a nós através dos Profetas e Apóstolos. Quando esse versículo for utilizado para legitimar a autoridade de uma igreja, recuse, a autoridade são as Escrituras.



IMPRIMIR ARTIGO

Print Friendly and PDF