Contradições bíblicas: Quantos anos Onri reinou?

Crédito imagem: Amanky

Prosseguindo na série de respostas a acusações contra a inerrância bíblica e  supostas contradições, temos a seguinte questão:

Quantos anos Onri reinou?



DOZE ANOS, É CLARO:


I Reis 16:23 
No ano trinta e um de Asa, rei de Judá, Onri começou a reinar sobre Israel, e reinou doze anos; e em Tirza reinou seis anos.

Ou não...

FORAM APENAS SETE ANOS:

I Reis 16:28-29
E Onri dormiu com seus pais, e foi sepultado em Samaria; e Acabe, seu filho, reinou em seu lugar. E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo oitavo de Asa, rei de Judá; e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel, em Samaria, vinte e dois anos.

Caso a Matemática não tenha mudado... se Onri começou a reinar no ano 31 de Asa e morreu no ano 38, quando começou a reinar seu filho Acab, temos 38 - 31 = 7 anos.

Via acusativa: Rui Duarte Neto



Onri, na verdade, começa a reinar no vigésimo sétimo ano de Asa, após derrubar Zinri, mas enfrenta um rei rival, Tibni (versículo 21), que tem o apoio da metade da população de Israel, ao longo dos anos Onri prevalece, e quando seu rival morre, ele se torna rei indiscutível, reinando sem oposição sobre todo o Israel (versículo.23). 

O autor não declara, e, é óbvio que não está se falando de anos inteiros, até pq o contexto envolve muita trama, com destituições e mortes isso não ocorre sempre ao final de anos inteiros. 

Asa 27= Asa 28= 2 Asa 29= 3 Asa 30= 4 Asa 31= 5 Asa 32= 6 Asa 33= 7 
Asa 34= 8 Asa 35= 9 Asa 36= 10 Asa 37= 11 Asa 38= 12


CONCLUSÃO: 

Portanto, vemos que essas acusações de supostas divergências, como sempre, estão ligadas a falha em perceber o enfoque do autor. Não há elementos para decretar erros, como alguns vivem se precipitando. 



IMPRIMIR ARTIGO

Print Friendly and PDF