Arqueólogos descobrem fortaleza mencionada em 2 Samuel, na cidade de Davi.

Enorme fortaleza 3.800 anos de idade, que protegia a fonte de Giom foi descoberta na cidade de David. 
Crédito imagem: Eli Mandelbaum - Autoridade de Antiguidades de Israel.

Uma enorme fortaleza de 3800 anos, foi descoberta nas escavações lideradas pelo professor Ronny Reich, da Universidade de Haifa, localizada em torno da fonte de Gion, a descoberta é parte de 15 anos de trabalho.
A enorme estrutura do século 18 AC, isola e protege a fonte de Giom, e acredita-se ser a fortaleza descrita no Livro de 2 Samuel, conquistada pelo Rei Davi:
"E partiu o rei com os seus homens a Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra; e falaram a Davi, dizendo: Não entrarás aqui, pois os cegos e os coxos te repelirão, querendo dizer: Não entrará Davi aqui.
Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi."
2 Samuel 5:6-7


 
A fonte de Giom também foi o local onde o rei Salomão foi coroado, segundo o Livro dos Reis:
E disse o rei Davi: Chamai-me a Zadoque, o sacerdote, e a Natã, o profeta, e a Benaia, filho de Joiada. E eles entraram à presença do rei.
E o rei lhes disse: Tomai convosco os servos de vosso senhor, e fazei subir a meu filho Salomão na mula que é minha; e levai-o a Giom.
E Zadoque, o sacerdote, com Natã, o profeta, ali o ungirão rei sobre Israel; então tocareis a trombeta, e direis: Viva o rei Salomão!
1 Reis 1:32-34
A fortaleza protegia a fonte de Giom bíblica com uma fortificação enorme.

A fim de proteger a fonte de água, eles construíram não só uma torre -, mas também uma passagem fortificada que permitiu aos moradores da cidade um acesso seguro para a fonte de água", disse o arqueólogo G. Uziel. "Esta estrutura muito impressionante operou até o final da Idade do Ferro, e foi só quando o Primeiro Templo foi destruído que a fortaleza caiu em ruínas e deixou de ser usada.




IMPRIMIR ARTIGO

Print Friendly and PDF